A DESCRIÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO
Por: Jan Carlos Martins • 19/5/2015 • Relatório de pesquisa • 975 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
[pic 2]
JAN CARLOS MARTINS
Nome
[pic 3]
6022389464
RA
[pic 4]
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
[pic 5]Desenvolvimento Econômico | Tema 3
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 6]
Anhanguera Educacional
2015
[pic 7]Desenvolvimento Econômico | Tema 3
INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos em um mundo que não depende tão somente da globalização, de acordo com o tempo as necessidades do homem fizeram acontecer inúmeras coisas, a vontade de crescer, evoluir, de ser melhor e de ter o melhor, capitalizando as coisas, neste trabalho o conhecimento sobre tudo isso, e suas contribuições serão abordados. E como isso contribui para a sociedade.
DESCRIÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO
O mundo globalizado em que estamos inseridos hoje foi movido por várias atualizações, transformações em áreas como os meios de transportes e a telecomunicação. Tudo isso começou no século XV, os povos de continentes diferentes se aproximaram e fizeram contato, os europeus com as navegações foram os responsáveis. A economia a política e a integração social entre os povos sendo descoberta e compartilhada, e globalmente foram todos afetados com a crescente evolução dos diferentes meios para que tudo se torne mais rápido e fácil, como em um piscar de olhos uma notícia está em todos os cantos do mundo, através das redes sociais, internet, emails. Outro fato marcante foi o da economia, os blocos econômicos foram criados para que interesses comuns entre países fossem facilitados, importando e exportando, graças facilidade na comunicação internacional e globalização.
DEFINIÇÃO DE OUTSOURCING
O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal out = fora e source ou sourcing = fonte. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão de obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em terceirização, termo mais conhecido no Brasil.
[pic 8]
3
[pic 9]Desenvolvimento Econômico | Tema 3
É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão de obra de uma fonte externa à organização. A fórmula tem mostrado sucesso. Terceirizar atividades administrativas pode trazer uma série de benefícios às empresas brasileiras. Redução de custos, melhoria da performance operacional, aumento da produtividade e maiores retornos financeiros são algumas vantagens da prática, conhecida como outsourcing, que vem ganhando importância no país principalmente no que diz respeito à área de Tecnologia da Informação (TI). Ou seja, tarefas como segurança corporativa, suporte tecnológico e administração de redes estão sendo passadas pelas grandes companhias para outras empresas, especializadas nessas áreas. O setor de TI é o mais maduro quando se fala em outsourcing, e calcula-se que as empresas brasileiras invistam cerca de 5,3% do faturamento líquido nesse tipo de tecnologia.
ESTUDO DE CASO
“Just do it”. A marca que marcou uma geração da famosa Nike. Phil Knight, seu fundador, após participar de um seminário de gestão de negócios, acendeu seu espírito empreendedor e conciliou prazer com oportunidade de negócio. Em 1962, foi ao Japão comprar tênis esportivo, devido à mão de obra barata, e revender nos EUA, que era dominado pelas marcas alemãs. Vendeu todos os tênis na cidade de Portland, após ter criado uma empresa com seu ex-técnico. Vendo o sucesso e a fatura do investimento, começou a inovar, fabricando vários modelos de tênis esportivos. Sua verdadeira expansão internacional começou em 1978 com a entrada no mercado sul-americano e
[pic 10]
4
[pic 11]Desenvolvimento Econômico | Tema 3
distribuição dos produtos no continente europeu, e posteriormente, patrocinou times e jogadores importantes, como Paris Saint-Germain e Tiger Woods. Em 2003, comprou a Converse, fabricante da marca All Star, e em 2007, a famosa UMBRO. Hoje, a Nike é mais que uma marca esportista, é um ícone em marketing e gestão empresarial. O estudo da BrandZ Top 100 do ano de 2014, elaborado pela consultoria Millward Brown Optimor, avalia a marca norte-americana em 18 bilhões de euros, sendo a marca mais valiosa no ramo da Moda e Vestuário.
...