A DISCIPLINA CONTABILIDADE GERAL
Por: edleusom321 • 29/12/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.394 Palavras (10 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ [pic 2]
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA CONTABILIDADE GERAL
DOCENTE ME. EMILY TAVARES PESSOA MACIEL
SAMUEL BARROS GOMES
RESUMO (UNIDADES III E IV)
PICOS-PI
2021
Escrituração contábil 05/10
Conceito: A escrituração é a forma de registrar dos fatos administrativos ocorridos no local. Essa escrituração é realizada e lançada em livros contábeis, conhecidos por livro razão, livro diário, dentre outros.
A escrituração contábil é a pioneira dentre as demais formas contábeis, devido isso as formas seguintes, muitas se baseiam na escrituração.
Atenção: As informações dispostas no livro contábil, tem de estar 100% de acordo com a contabilidade da empresa. O livro não precisa seguir um padrão, mas tem que conter as informações corretas e coerentes a contabilidade do referente que está no livro.
Livros obrigatórios e os que ficam a escolha do responsável: O livro diário e o livro razão são obrigatórios por lei, outros por não serem obrigatórios por lei, fica a escolha da empresa colocar ou não.
Livro diário x razão
O livro diário é lançado toda atividade mercantil da empresa, tem que ser adicionado nesse livro todo e qualquer operação que venha modificar a questão patrimonial da empresa. Algumas informações não podem faltar nesse livro, a exemplo as informações de data, conta, histórico, débito e crédito.
O livro razão é bastante importante para a empresa, pois presente nesse livro tem as informações de acordo com a natureza, envolvendo elementos patrimoniais e de resultados. Os fatos contábeis desse livro podem ser feitos de 3 formas: patrimoniais, analíticas e sintéticas.
Classificação analítica e sintética: é importante, pois podemos distinguir dentro de uma empresa, caso ela tenha ligação financeira com demais empresas, pode ser separado as informações financeiras de cada. Algumas informações são obrigatórias e não podem faltar, a exemplo data histórico, débito, crédito, saldo d/c.
Sistemas de escrituração
Sistema manual: Somente pequenas empresas ainda utilizam esse meio, pois é feito de maneira mais arcaica, com papel e caneta a contabilização.
Sistema maquinizado: É feito o registro através de maquinas mais modernas com o auxílio da tecnologia já acelera bastante o processo,
Sistema mecanizado: A mecanização e automação do processo acelera bastante o trabalho.
Sistema eletrônico: Esse é o sistema mais atual, pois está presente as tecnologias de ponta, com isso facilita bastante.
Escrituração contábil fiscal (ECF)
É uma obrigação das empresas (CNPJ). Fica ajustado de informar sobre os salários dos funcionários locais.
Lançamento contábil
O lançamento contábil se trata de um registro representado pelas partidas dobradas, no caso representada por duas partes a devedora, que se trata da aplicação do recurso e a credora que representa a origem de onde parte o recurso.
Alguns elementos não podem faltar em um lançamento contábil.
- Local e da do registro;
- Conta debitada
- Conta creditada
- Histórico da operação
- Valor da operação
- Encerramento do lançamento
O lançamento contábil pode ser realizado de quatro formas
- Simples – uma conta creditada e outra debitada
- Composta – uma conta debitada e mais de uma conta creditada
- Composta – mais de uma conta debitada e uma conta creditada
- Complexa – mais de uma conta debita e mais de uma conta creditada.
Classificação dos livros de escrituração
Os livros podem ser classificados de diferentes formas, vai depender da utilização. A exemplo o livro quanto a finalidade, natureza e utilidade.
Quanto a finalidade, tem os obrigatórios e os facultativos
Quanto a natureza, tem cronológicos e sistemáticos
Quanto a utilidade, principais e auxiliares
Escrituração do livro diário e razão
A escrituração tem a função de estabelecer um padrão no livro razão. Esses livros tem que obedecer a duas formas de escrita e intrínseca e a extrínseca.
A forma intrínseca é a parte mais formal, da forma que for feito tem que ser publicado no livro razão.
A forma extrínseca é uma forma menos formal, podendo ter uma maior informalidade.
Metodologias de escrituração 11/10
Métodos de escrituração: Em relação ao método de escrituração, funciona da seguinte forma, para que seja um documento seja hábil, é necessário que seja idôneo, devidamente preenchido com a atividade da empresa e vinculado com atividade da empresa.
Mas o que realmente é escriturar? De acordo com a definição que tem no slide, escriturar é “o ato de registrar as operações exercidas e comprovadas pela empresa que ocorrem no decorrer do período”.
Métodos de escrituração:
Existe três métodos.
- Método das partidas simples
- Método das partidas mistas
- Método das partidas dobradas
Método das partidas simples: Nesse método não tem o equilíbrio de transações, pois como é o método mais simples, apenas identifica ou o débito ou crédito. Infelizmente nesse método não se tem um controle muito especifico, pois não tem como ter certeza se vai ter mais entradas ou mais saídas.
...