Trabalho desenvolvido para a disciplina de Contabilidade Geral
Por: cmsrafael • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.874 Palavras (20 Páginas) • 381 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
CURSO ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO
Bruna Roberta Barreto 9049443849
Cristiane Maria de Souza Rafael 1299217237
Domiciano Magalhães Lopes 8635253183
Edlene Ribeiro dos Santos 8634225670
Michelle Mayara de Matos 8641257851
Sarah Rodrigues Martinelli 8638272556
Valeria Alves de Souza 8097926884
SÃO PAULO – 2015
Contabilidade Geral
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Contabilidade Geral do Curso de Administração noturno do 2º e 3º semestre.
Professor: Fabio
SÃO PAULO – 2015
Sumário
Introdução 4
1.- Fatos Permutativos, Modificativos e Compostos................................................. 5
2.- Balanços Sucessivos..............................................................................................7
3.- Planilha de Lançamentos...................................................................................... 9
3.1- Razonetes......................................................................................................10
3.2- Apuração de Resultados...............................................................................12
4.- Balanço Patrimonial.............................................................................................13
4.1- Demonstrativo Balanço Patrimonial............................................................13
5.- Demonstração do Resultado do Exercício – DRE..............................................14
5.1- Notas Explicativas.......................................................................................15
Conclusão.................................................................................................................16
Bibliografia...............................................................................................................17
INTRODUÇÃO
O objetivo da Contabilidade é controlar o patrimônio, controlar os fatos que alteram a qualidade ou a quantidade do patrimônio de uma empresa. Estes fatos devem ser registrados para que o administrador tenha controle e saiba o andamento da contabilidade de sua empresa e consequentemente do seu patrimônio.
Dentro de uma empresa existem os atos e fatos contábeis. Os atos contábeis, também conhecidos como atos administrativos, são os acontecimentos que não alteram o patrimônio da empresa, tais como a assinatura de um contrato, eleição da diretoria, etc. Por este motivo não são de escrituração obrigatória, mas podem ser evidenciados como notas explicativas complementares a demonstrações contábeis. Se não altera o patrimônio, não tem movimento no Balanço Patrimonial, não tem lançamento a débito ou a acredito. Já os fatos contábeis são acontecimentos que provocam alterações qualitativas e ou quantitativas no patrimônio de uma empresa. O fato contábil é o que vai alterar o patrimônio, sendo assim ele é de registro, de lançamento, escrituração obrigatória no sistema contábil da empresa. As alterações qualitativas alteram a qualidade, a essência, natureza do patrimônio da empresa, já as alterações quantitativas alteram a quantidade deste patrimônio, do que é suscetível de acréscimo ou diminuição. Como exemplo de alterações quantitativas podemos citar o pagamento de despesas, como energia, funcionários, aluguel, despesas estas que trariam uma diminuição no patrimônio da empresa. Como exemplo de alterações qualitativas podemos citar aquisição de mercadorias para revendas, onde a empresa tem um valor em dinheiro e compra mercadorias no mesmo valor, deixando assim de ter a quantia em dinheiro mas tendo o mesmo valor em mercadorias.
Nesta etapa veremos a importância do registro dos fatos contábeis, suas formas e a técnica da contabilidade por Balanços Sucessivos, para as organizações e para os usuários da contabilidade.
1.- FATOS PERMUTATIVOS, MODIFICATIVO E COMPOSTOS
Os fatos contábeis podem ser classificados em fatos permutativos, modificativos ou compostos/mistos. Como já vimos, os fatos contábeis são aqueles que alteram o patrimônio de uma empresa, quando esta alteração se da de forma qualitativa, somente, denominamos de fato permutativo. Quando se da de forma quantitativa, denominamos de fato modificativo e quando a modificação se da nas duas formas, chamamos de fatos compostos ou mistos.
O fato permutativo é aquele que modifica apenas de forma qualitativa o patrimônio da empresa, não a deixando nem mais rica ou mais pobre. É aquele fato que não altera o valor patrimonial, representa apenas permutações entre elementos patrimoniais, modificando apenas o patrimônio liquido internamente, mas não variando o seu valor final. O fato permutativo nunca envolvera receita ou despesa, são fatos que provocam trocas entre elementos do patrimônio, ou seja, bens por bens, bens por obrigações, direitos por bens, etc.
...