A Definição de Economia
Por: weloray • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
- Defina economia com base nos seguintes termos: escolha, escassez, e necessidades ilimitadas.
Economia como escolha: É a avaliação de benefícios e custos que implica a seleção de uma alternativa como prejuízo de outra. Ou seja, se consumimos mais de um determinado bem, consumimos mais de outro.
Economia como necessidade ilimitadas: Tem como objetivo satisfazer as necessidades humanas (Cultural, vestuário, alimentação e etc). Fazendo, o melhor uso dos seus recursos que são limitados, para satisfazer as necessidades ilimitadas – A qual se dá o nome de eficiência. Ou seja, é a utilização mais efetiva dos recursos de uma sociedade na satisfação dos desejos e necessidades da população.
A Economia como escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo de que os indivíduos necessitam ou desejam ter. Explicando: para produzir qualquer bem, é necessário ter recursos – terra, trabalho e capital. Entretanto, na sociedade, esses recursos são escassos. A escassez dos recursos, por sua vez, gera a escassez dos bens.
- Quais os problemas econômicos fundamentais e a quem cabe resolvê-los nos sistemas econômicos capitalista e socialista?
Os principais problemas econômicos fundamentais são:
*Inflação;
* Crise econômica ou de crescimento;
* Desemprego;
* O crescimento desordenado de alguns setores;
* Diferenças salariais;
* Vulnerabilidade externa;
* Dívida externa;
* Alto imposto sobre os bens públicos;
* Entre outros.
Os problemas econômicos existem em todas as sociedades não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política. Isso porque os recursos produtivos são escassos e as necessidades se renovam mesmo em países mais ricos.
Cabe ao Estado resolver os problemas econômicos em ambos tipos de governo.
Porém ele é tratado de forma diferente em cada tipo.
No Capitalismo a economia de mercado é baseada em uma sociedade de classes, dividida basicamente entre classe média e trabalhadores assalariados. Neste regime a propriedade dos meios de produção é privada.
A sua economia de mercado pode ser analisada por dois sistemas, sistema de concorrência pura (sem interferência do governo) e sistema de economia mista (com a interferência do governo).
Nos sistemas de concorrência pura predomina o laissez-fair: milhares de produtores e milhões de consumidores tem condições de resolver os problemas econômicos fundamentais, como que guiados por um “mão invisível” - isso sem a necessidade de intervenção do estado na atividade econômica.
Nos sistemas de concorrência mista basicamente, a atuação do governo justifica-se o objetivo de eliminar as chamadas de distorções alocativas e distributivas, e promover a melhoria do padrão de vida da coletividade.
...