A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
Por: ivanvaleria • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.824 Palavras (16 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
VALÉRIA ALMEIDA NEVES, B235195
Orientador:
Coordenação do curso de ADMINISTRAÇÃO
SANTOS / SP
MARÇO, 2016
VALÉRIA ALMEIDA NEVES
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Administração Interdisciplinar Cód. 589P, na Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para aprovação no Plano de Estudo do curso de Administração.
Orientador:
Coordenação do curso de ADMINISTRAÇÃO
SANTOS / SP
MARÇO, 2016
ÍNDICE
RESUMO/ ABSTRACT 4
- INTRODUÇÃO 5
- A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO....... 6
- DEFINIÇÃO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS 6
- TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 7
- TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 8
- TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 9
- TEORIA DA BUROCRACIA 10
- TEORIA ESTRUTURALISTA 11
- TEORIA COMPORTAMENTAL 11
10. TEORIA DOS SISTEMAS 12
11. TEORIA DA CONTIGENCIA 12
12. CONCLUSÃO 14
13. REFERENCIAS 16
RESUMO
Almeida Neves, Valéria. (2016). A Evolução do Pensamento em Administração. Administração Interdisciplinar (Graduação) - Instituto de Ciências Sociais e Comunicação - ICSC – Administração, Universidade Paulista - UNIP, Santos.
Palavras-chave: Administração 1, Teorias 2, Abordagem 3.
O objetivo deste trabalho é fazer uma pesquisa sobre a evolução do pensamento administrativo e suas teorias como Teoria Clássica, Relações Humanas, Neoclássica, Burocracia, Estruturalista, Comportamental, dos Sistemas e da Contingencia.
ABSTRACT
Almeida Neves, Valéria. (2016). A Evolução do Pensamento em Administração. Administração Interdisciplinar (Graduation) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICSC – Administration, Universidade Paulista - UNIP, Santos.
Key words: Administration 1, Theories 2, Approach 3.
The objective of this work is to research on the evolution of management thought and his theories as Classical Theory, Human Relations, Neoclassical, Bureaucracy, structuralist, Behavioral Systems and Contingency .
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.
Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
Vamos portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.
- A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.
No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho
...