A Empresa Seleto
Por: FR2712 • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.933 Palavras (8 Páginas) • 157 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 3
2.1 COMPETITIVIDADE ............................................................................................ 3
2.2 PRODUÇÃO EFICAZ .......................................................................................... 3
2.3 GESTÃO POR COMPETÊNCIA.......................................................................... 4
2.4 LOGÍSTICA E SUAS MELHORIAS ..................................................................... 6
2.5 ATIVIDADES LOGÍSTICAS ................................................................................ 6
2.6 TEORIA DA DECISÃO E SUAS ETAPAS........................................................... 7
2.7 JOGOS DE MERCADO....................................................................................... 9
3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 10
1 INTRODUÇÃO
O Café Seleto é uma das marcas de café mais famosas e queridas do Brasil. Também pudera. Além de ter um sabor todo especial, sempre contou com memoráveis campanhas publicitárias, e possui o jingle mais conhecido da história da propaganda brasileira. E esta grande marca está de volta ao mercado com força total. O Café Seleto está de cara nova e trazendo muitas novidades também. As embalagens estão mais modernas, a campanha publicitária renovada e o café, ainda mais saboroso.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 COMPETITIVIDADE
A Seleto, está usando técnicas de produção para competir no mercado, usando todas as gestões de produções de bens e serviços. O jingle que ela usa é bastante importante para a competitividade do seus produtos no mercado, pois a música embala a todos e mostra todos os pontos positivos de se adquirir esses produtos.
2.2 A PRODUÇÃO EFICAZ
Slack, Chambers e Johnston (2002) classificam a função produção (ou simplesmente produção) como sendo a função central e de maior importância para qualquer organização. Segundo eles, a produção é responsável por produzir bens e serviços que se constituem na razão maior de qualquer organização, representando a reunião de recursos (físicos, materiais, humanos e financeiros) destinados à produção de seus bens e serviços.
A formulação do objetivo da organização e da definição do produto e/ou serviço a ser comercializado, o sistema de produção começa a ser delineado. A organização passa, então, a agir de forma organizada buscando integrar todos os setores para realizar suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica em todas as etapas do processo produtivo. Com isso, tem-se um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e/ou serviços.
Os sistemas de produção possuem características próprias que os diferenciam entre si, podendo variar de acordo com o processo produtivo adotado e a maneira como bens e serviços são organizados para sua produção. Características, como grau de padronização do produto, volume produzido, tipo de produto (tangível ou intangível), influenciam diretamente no modelo de produção praticado pelas empresas. A definição do modelo de produção envolve planejamento, coordenação e controle dos elementos que constituem o processo, incluindo pessoal, equipamento, instalações, bem como a alocação de recursos e métodos de trabalho.
A função produção faz parte do “tripé” das funções centrais de uma organização:
Função Marketing (que inclui vendas): que informa ao mercado os produtos e serviços produzidos por uma organização, fazendo com que sejam gerados pedidos por parte dos consumidores.
Função Finanças: que auxilia nas decisões econômicas e administra os recursos financeiros da organização.
Função Produção: que é quem satisfaz as necessidades dos clientes, através da produção e entrega dos produtos ou serviços solicitados pelos pedidos.
Esses sistemas integrados entre sim, farão com que a Seleto possa competir mais eficaz e melhorando a organização da empresa.
2.3 GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Segundo Idalberto Chiavenato, Gestão por competência é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
A gestão por competências figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.
Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa
...