TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução de uma Ciência Chamada Administração

Por:   •  5/9/2018  •  Dissertação  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Bacharelado em Administração

João Gabriel Christiano Tavares

A Evolução de uma Ciência chamada Administração

Valença

2018

A ORIGEM DA ADMINISTRAÇÃO

      A administração deu origem antes mesmo de Cristo com os filósofos expondo seu ponto de vista sobre a área que viria a ser muito importante para os dias atuais. Para Sócrates, a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Além dele, outros filósofos contribuíram nessa área como Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx.

      A Igreja Católica também deu sua contribuição para a administração, utilizando recursos para se estruturar que serviriam de modelo para muitas empresas que passaram a incorporar uma afinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.

      Mas, a instituição que mais colaborou com a administração foi a organização militar. Uma das contribuições militares foi o planejamento estratégico, centralização do comando, centralização do comando e entre outros.

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

     O termo administração vem do latim, ad (junto de) e ministratio (prestação de serviço), portanto, administração é uma ação de prestar um serviço.

ORIGEM

      Desde os primórdios, o homem se associou a outros para conseguir atingir seus objetivos. Deste trabalho em conjunto surgiram as empresas rudimentares, que datam da época dos assírios, babilônicos, fenícios, egípcios, gregos e romanos. Mas foi na revolução industrial que provocou o aparecimento de grandes empresas e da moderna administração, com a aplicação da máquina a vapor no processo de produção.

      O capitalismo começou a aparecer cada vez mais sobre quase todos os ramos da atividade econômica. Logo após estas revoluções, a revolução industrial entrou numa nova fase, chamada de segunda revolução industrial, que foi marcada pela transferência das habilidades humanas para a máquina e a substituição da força do animal ou do músculo humano pela maior potência da máquina a vapor. O crescimento naquela época era improvisado e sem planejamento, com a substituição da máquina pelo homem e a fusão de pequenas oficinas.

      Durante o século XIX houve muitas inovações e mudanças no ambiente empresarial. Deram início à engenharia de grandes construções e os negócios de transportes. Neste período houve a criação das estradas de ferro, então chamadas de ferrovias. Já neste período existiam empresas com uma estrutura administrativa bem definida, onde nasceram a integração vertical nas empresas.

      Mas foi a partir do ano de 1900, que houve uma das maiores revoluções na administração, as fusões de empresas para adquirir maior competitividade.

Segundo CHIAVENATO (1989, p.4) “A administração surgiu em resposta a duas consequências provocada pela revolução industrial: O crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas.”

A ADMINISTRAÇÃO

      Segundo STONER (1999, p.5) “Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. ” Quando falamos de planejar, organizar, direcionar e controlar estamos falando em um modelo que foi desenvolvido pela administração no século XIX e que ainda é usado hoje. Portanto o modelo no processo administrativo é: planejamento, organização, direção e controle. Só que na prática este modelo não acontece sozinho, e sim de forma interativa, onde todos os passos interagem no processo administrativo.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

      Todas as teorias da administração são produto do ambiente, forças sociais, econômicas, políticas, tecnológicas e culturais. Situações de nosso dia-a-dia são bem claras das teorias administrativas, pois em cada situação vemos a relação com as teorias.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

      A teoria da administração científica é largamente utilizada em muitas empresas globais, entre elas McDonald’s e Habbib’s. As referidas empresas trabalham com linha de montagem de seus sanduíches. Estas empresas conseguiram mostrar que qualquer atividade pode ser realizada de uma maneira mais eficiente e racional, e que o desenvolvimento científico de seus funcionários tem forte influência sobre o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com