A Evolução do Plano de Marketing
Por: Pedro Henrique • 8/6/2015 • Relatório de pesquisa • 762 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
Pedro Henrique Lucena Resende
Planos de Marketing
São João Del Rei
2015
Sumário
Introdução................................................................Pág.3
- O que é o Plano de Marketing............................Pág.4
- A evolução do Plano de Marketing.....................Pág.5
Conclusão................................................................Pág.6
Referência Bibliográfica...........................................Pág.7
Introdução
O objetivo deste trabalho é primeiro, fazer uma pesquisa bibliográfica do tema de planos de negócio abordado nas palestras e minicursos apresentados na UFSJ, depois analisar a bibliografia abordada e a partir daí elaborar o trabalho apresentando qual foi a sua reflexão do tema relacionando-o com o conteúdo de Introdução à Economia que estamos estudando.
- O que é o Plano de Marketing ?
Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing, se adaptando as mudanças e observando as tendências. O planejamento pode ser feito para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos.
O Plano de Marketing é um complemento ao plano de negócios e indispensável ao desenvolvimento da empresa. As estratégias de marketing são o caminho pelo qual você chegará a suas metas e objetivos. É possível encontrar maneiras de obter vantagens sobre os seus concorrentes. É nesta parte do Plano de Marketing que você vai definir quais ações deverão ser realizadas para o sucesso de seu negócio. Não importa a proporção do seu negócio, o Plano de Marketing é um conceito adaptável a diversas situações. A atualização constante e adaptação do seu Plano de Marketing são ações que ajudaram em um desempenho de sucesso ao seu negócio.
É uma ferramenta usada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à empresa, estabelecendo metas, objetivos e procurando conhecer as necessidades e os desejos dos seus clientes e consumidores. A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois elas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planeando antecipadamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização.
O planejamento de marketing divide-se em duas etapas: a análise de mercado e o plano de marketing. A primeira tem como principal objetivo sistematizar toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objetivos. Para se ter uma estratégia correta, é necessário ter um correto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de evolução. Dentro desta etapa existem duas fases: o desenvolvimento dos objetivos e a identificação das oportunidades. Na primeira fase são definidas claramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. A conjugação destes fatores cria as condições para identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar todo o plano de marketing. Dentro do plano de marketing, que é a 2ª etapa, existem também duas fases: a formulação estratégica de marketing e o desenvolvimento do plano. Na primeira fase constrói-se a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaças. Só depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o plano de marketing propriamente dito.
...