A FELICIDADE POR UM FIO
Por: Esterfurtado • 28/3/2022 • Dissertação • 403 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Felicidade por um fio
O filme felicidade por um fio trata-se de uma mulher negra, publicitaria e muito bem-sucedida que se chama Violet, ela é dedicada ao seu trabalho e em tudo que faz, inclusive ser perfeita em relação a sua aparência e identidade.
No início do filme Violet claramente se mostra a mulher perfeita admirada por muitos homens e mulheres por onde passa, ela passa essa imagem, pois tem uma ótima aparência, ótimo trabalho e um ótimo namorado médico bem-sucedido, ou seja, segue o padrão que a sociedade impõe de que ela precisa ser perfeita, Mas Violet tem um sério trauma de infância referente ao seu cabelo, pois ela tem cabelo cacheado e passa a alisa-lo após sua mãe ensina-la que ter o cabelo liso é sinônimo de ser impecavelmente perfeita e ter o cabelo cacheado e crespo atrapalha essa imagem de perfeição, então ela passa sua vida em guerra com seu cabelo, alisando constantemente para ter a aparência perfeita e vivendo uma verdadeira prisão de não aceitação.
Violet no filme acorda todos os dias antes do namorado para se maquiar e ajeitar o cabelo para quando ele acordar vê-la que ela é naturalmente linda. Mas após ela se frustrar com seu namorado que não a pediu em casamento, ela reavalia o estilo de vida que leva e recomeça sua vida, e então Violet passa pelo processo de transição capilar, e é muito criticada por outros, mas ela descobre que é uma mulher corajosa, forte e começa a ser feliz consigo mesma e finalmente se aceita.
Em suma o filme felicidade por um fio, apesar de ser fictício, trata-se de um dos maiores problemas que o público feminino enfrenta atualmente: preocupação exagerada com a aparência, problemas de auto aceitação, padrões impostos e perfeccionismo. E claramente nos mostra que essas precauções exageradas podem vim ser prejudicial em nossa vida, causando insegurança e obsessão por estética que podem se agravar trazendo prejuízos mentais que só podem ser mudado por nós mesmo nos aceitando como somos e não seguindo esses padrões.
De uma forma geral o aprendizado que tenho com filme é que devemos aprender a se amar e cuidar de nos mesmo, e nos aceitar da forma como nós somos e não buscar padrões para se encaixar neles, mas focar no interior e na essência, sempre se auto analisando para ser uma pessoa melhor e ajudar a empodeirar e contribuir outras pessoas e mulheres.
...