A Felicidade no Mercado de Trabalho
Por: Bialims • 17/5/2022 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
Felicidade no mercado de Trabalho
Sabemos que a felicidade é um estado de espírito. Mas quando se trata de trabalho envolve uma satisfação com a vida profissional.
Quando uma pessoa está satisfeita com o trabalho, ela experimenta uma série de sentimentos positivos, como motivação, alegria, bem – estar e caráter. Entende-se que a felicidade é um sentimento eterno e está lá o tempo todo, não apenas durante uma promoção ou um aumento. Então ser feliz não significa viver somente com risos. Afinal ter apenas dias bons é impossível.
Na vida real, não é tão simples ter felicidade no trabalho, porém é possível encarar a vida profissional com otimismo e torná-la mais do que uma obrigação. Vale lembrar que não há uma razão única para cultivar esse sentimento. Um estímulo que pode deixar uma pessoa feliz, pode não ter o mesmo efeito em outra.
Após analisarmos, constatamos que alguns fatores contribuem para que a satisfação fique mais próxima de ser alcançada, como:
- Respeito e reconhecimento
- Desafios constantes
- Perspectiva
- Bons relacionamentos
- Segurança
A felicidade no trabalho ganha cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Além de ser uma característica essencial do desenvolvimento, o profissional que mantém o seu bem-estar, leva também para o coletivo da empresa.
Quando a empresa contribui estimulando alguns fatores como desafio constante, senso de utilidade, reconhecimento, respeito entre os colegas, perspectiva e sensação de segurança, gera resultados positivos na organização.
Algumas empresas entendem, a felicidade no trabalho como algo bom de se ter, mas poderia ser visto como prioridade. A mentalidade de que um trabalho não é para ser divertido, mas uma fonte de renda fazendo algo legal ainda prevalece. Claro que é impossível forçar os funcionários a serem felizes ou controlar todos os fatores que contribuem para a felicidade, porém ainda é possível criar condições que ajudem a promover a felicidade e a motivação no trabalho.
As principais estratégias de empresas para ter funcionários mais felizes são: premiações por desempenho, trabalho em casa, gamificação, manter um bom ambiente, incentivar atividades físicas, incentivar cuidados com a saúde, promover atividades em grupo e etc.
Tanto os gerentes quanto os funcionários são responsáveis por criar um ambiente onde possam ser felizes no trabalho. Os líderes precisam saber motivar e criar condições de trabalho, desde estruturas materiais até formas de recompensa e reconhecimento. Os funcionários precisam ser proativos, não apenas para culpar, mas para ajudar a criar um ambiente positivo.
...