A Filosofia e Ética
Por: Mateus de Pinho • 14/2/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 589 Palavras (3 Páginas) • 678 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
AD9 FILOSOFIA E ÉTICA
Administração Pública 2017.2
Pólo: Bom Jesus do Itabapoana
Aluno: Mateus de Pinho Reis Silva
Matrícula: 17213110351
Questões:
- Identifique como se apresenta a “crise ética” no noticiário dos últimos tempos. Até que ponto é reconhecida também, nos meios de comunicação, uma “crise da ética”? Em que sentido as duas abordagens se chocam?
As informações atualmente são repassadas em um número muito maior do que em tempos anteriores por meio de diversos tipos de comunicação com notícias que se atualizam em de todas as áreas, como política, saúde, internacional, entre outros. Essa desenfreada demanda de informações gera por muitas vezes uma enorme falta da qualidade, já que não aprofundam os temas, mostrando apenas uma superficialidade do assunto uma das principais causas da crise ética gerada nos noticiários; a consequência geral é a crescente alienação da população que não consegue formar um raciocínio crítico próprio. A crise ética fala da ausência de normas morais, em que a irresponsabilidade e falta de profissionalismo dos comentários jornalísticos pode ser citado como um bom exemplo; no caso da crise da ética, ocorre uma falta de clareza da moral, em que discursos de ódio, desrespeito e violência se tornam frequentes nos nossos dias. É nesse ponto que acontece o choque das abordagens, pois a inércia da sociedade gera uma aceitação dessa situação, como se a moral e a ética não existissem.
- Tendo em conta a situação em que vivemos, seja na família, seja no trabalho ou nas relações sociais em geral, qual a moral que predomina na vida prática? Antiga, medieval ou moderna? Que mostras você encontra na vida cotidiana de que há um conflito entre éticas diferentes?
A ética moderna é predominante na nossa vida cotidiana, como podemos perceber com o aumento dos direitos e deveres sociais e individuais adquiridos conforme o Estado foi ganhando maior status de bem-estar social, como principais exemplos a evolução da proteção às mulheres, às crianças e aos adolescentes e aos idosos. Infelizmente,resistências ainda são vistas quanto alguns direitos adquiridos ao longo do tempo, a exemplo do casamento gay, adoção por parte de homossexuais, mostrando que ainda há éticas anteriores conflitantes com a moderna.
- Tome como exemplo um fato recente da vida política nacional ou estadual em que se assinalou a “falta de ética”, e analise-o para mostrar a diferença entre uma abordagem do fato a partir da “ética de responsabilidade” e a partir da “ética da convicção”. Verifique também sob qual perspectiva ética os meios de comunicação social abordaram ou abordam o fato analisado.
A política nacional está em uma escancarada crise de ética com inúmeros escândalos sendo revelados envolvendo desde governantes, empresários a funcionários públicos. Casos de escândalos envolvendo vários partidos políticos em nível nacional ainda vem sendo revelados com graves denúncias de uso irregular do dinheiro público para causas particulares, compras de políticos para votações, para apoio político, descumprindo todos os tipos de leis, princípios e fundamentos morais, éticos e legais. O ponto de envolvimento geral dos políticos se depara com a despreocupação com a responsabilização pelos crimes cometidos, levando a chamada “ética da convicção”, assim como com a “ética da responsabilidade”, em que se deixa de lado sua principal finalidade, sem conscientização das conseqüências geradas para a população em seus direitos básicos de saúde, segurança, alimentação, educação, entre outros. A divulgação de tais fatos pelos meios de comunicação vêm sendo amplamente noticiadas pelo país, deixando a população a par de todos os crimes cometidos.
...