A Fusão entre Perdigão e Sadia
Por: Vanysan • 5/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 460 Visualizações
A fusão entre Perdigão e Sadia, criando a Brasil Foods (BRF) foi analisada no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que procura garantir que haja um nível mínimo de concorrência nos mercados, de forma a proteger os consumidores do eventual exercício do poder de monopólio por parte das empresas.
Fusão de Sadia e Perdigão cria gigante do setor de alimentos EXAME
1. Baseando-se no modelo de análise estrutural de indústrias (o conhecido modelo das cinco forças de Porter), analise a intensidade de cada uma das cinco forças de forma a verificar se a fusão entre as duas gigantes do ramo de alimentos efetivamente deixaria o consumidor em uma posição frágil de negociação e sujeito a ter que aceitar preços altos e outras imposições por parte da BRF.
Prepare análises para cada uma das indústrias a seguir:
Frios (ex: presunto, mortadela, salaminho)
Massas prontas congeladas
Pizzas
Sobremesas prontas
A entrada de novos concorrentes nas mais diversas linhas de produtos das marcas da BRF seria muito difícil porque a empresa fortalece seu domínio em toda a cadeia produtiva, dos produtores à distribuição o que reduz custos e aumenta a produtividade. Quando analisamos a diferenciação de produtos (conhecimento da marca e fidelidade), o know-how gerencial (competências, conhecimentos e informações acumulados), o acesso favorável a matérias-primas e o acesso a canais de distribuição, a BRF possui vantagem em todos estes itens em boa parte das linhas de produtos e marcas.
Com relação ao Poder de Barganha dos Fornecedores, este fica reduzido, pois os fornecedores podem ser pressionados a praticar preços menores já que a BRF compra grande parte dos seus produtos.
Grande parte dos produtos da BRF são vendidos diretamente ao consumidor e ele pouco terá como influenciar na dinâmica dos preços. A participação da empresa é alta em pelo menos 12 linhas de produtos. A grande concentração de mercado que a fusão proporciona altera também a dinâmica com as outras competidoras que já estão no mercado, como por exemplo a Seara e a Marfrig, que terão que se esforçar para competir com a BRF, que deve conseguir reduções de custo com a fusão.
Somado a esse cenário temos ainda os substitutos que podem começar a surgir cada vez mais como alternativa para o consumidor. A produção local pelos supermercados, padarias e restaurantes poderia concorrer com a BRF em alguns segmentos, como pizza e comida congelada, mas usaria a BRF como fornecedora de carnes e frios, por exemplo.
Se aplicarmos as cinco forças de Porter nas linhas de produto é possível exemplificar com mais clareza o impacto da fusão nas linhas de produto.
Frios
- Novos entrantes
Grande dificuldade de novos entrantes, devido ao market share com a fusão que dominam o mercado. A empresa detém produtos de qualidade, com logística eficiente e preços atrativos, podendo inclusive realizar contratos de exclusividade que dificultasse a chegada de novos entrantes.
- Fornecedores
Os fornecedores poderão ser altamente impactados, pois seriam pressionados a praticarem menores preços e melhorando as condições de fornecimento, pelo poder de negociação e barganha da BRF. Por outro lado, poderá ocorrer o aumento da quantidade de insumos adquiridos, tendo em vista a ampliação para mercado internacional, o que beneficiaria os fornecedores locais.
- Compradores
Os consumidores poderão sofrer aumentos de preço, todavia poderão ter produtos com mais qualidade.
- Substitutos
Grande dificuldade de substitutos, devido à alta qualidade dos frios da BRF e Perdigão.
- Competidores
Os competidores teriam grande dificuldade de brigar com o mercado da BRF, pois detém a demanda de maior nível de escala e volume de vendas.
Massas Prontas Congeladas
- Novos entrantes
Extrema dificuldade de novos entrantes, pois essa fusão contaria com 88% do mercado de massas. Salvo se fossem produtos com qualidade similar e preços baixos.
- Fornecedores
Devido à magnitude de produção que possui, a empresa movimenta grande parte da produção agrícola, criação de animais, indústria de máquinas e materiais diversos. Logo, possui um alto poder de negociação.
- Compradores
Como detém grande parte do mercado, a empresa poderá vender produtos a um custo baixo por sua diversificação de linhas de produtos.
- Substitutos
Massas caseiras seriam opções de substitutos que ganhariam uma parcela do mercado diante da textura e qualidade da massa caseira em comparação às massas industrializadas. Outro mercado crescente é o de massas sem glúten e elaborados de forma mais orgânica, atendendo um mercado diferenciado dos produtos industrializados.
- Competidores
Os competidores teriam grande dificuldade de competir com o mercado da BRF, pela sua ampla rede de distribuição, valores com baixo custo, localização geográfica e qualidade dos produtos e monopólio do mercado das massas.
Pizzas
- Novos entrantes
A entrada de novos competidores será muito difícil porque, com a fusão, a BRF terá 80% do mercado (com Sadia, Perdigão e Rezende) e já existem outras marcas competido pelos 20% que sobram.
- Fornecedores
Como a empresa terá uma forte influência sobre sua cadeia, é possível que ela pressione os seus fornecedores para que pratiquem preços mais baixos, já que agora irão comprar em volume para as três marcas. Além disso,
...