A GERENCIA DE PROJETOS
Por: Izadorags • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
3 EXECUÇÃO
A execução é a etapa mais delicada do processo. Durante o planejamento os processos fluem mais fácil entre o cliente e a equipe do projeto. Os problemas e percalços naturais de um projeto começam a surgir quando chega o momento de colocar em prática o que foi planejado.
Seguem as atividades mais comuns que fazem parte da execução de um projeto.
3.1 Formalização de escopo
Consiste na formalização, junto ao cliente do projeto, do conteúdo dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Nossa consultória sustentável baseia-se inicialmente no diagnóstico das necessidades da PUC-MG em relação a medidas sustentáveis que favoreça a economia tanto de recursos naturais como de recursos financeiros.
A execução será realizada através de entrevistas com responsáveis, visitas técnicas ao Campus onde as medidas serão implantadas e coletas e estudos das mesmas.
O segundo passo realizado será formulação e apresentação de propostas que se encaixem melhor nas necessidades diagnosticadas anteriormente. A partir de estudos anteriores conseguimos elaborar quatros medidas que poderam exemplificar as propostas que serão apresentadas aos responsáveis, são elas: Estrutura para captação luz solar, Lâmpadas de led, Sistema para captação e armazenamento água chuvas, Micro irrigação.
Próximo passo será a escolha das propostas pelo cliente, ou seja, aquelas propostas que possuirem melhor custo-beneficil para a organização, partiremos então, para fase de aplicação destas, onde desenvolvemos algumas tarefas padrão que vão se encaixar em qualquer uma das propostas escolhidas, são essas: compra dos materais necessários, a instalação, testes e modificações necessárias.
Por fim será realizada a avaliação dos resultados por meio da medição dos impactos financeiros, dos recursos fisícos e recursos socioambiental, além da imagem institucional da organização, essas serão realizadas com aplicação de questionários as partes interessadas e pesquisas internas na organização.
3.2 Envolvimento da equipe de execução
A equipe do projeto deve identificar os perfis que devem compor a mesma, considerando habilidades individuais, de equipe, técnicas e experiências anteriores em projetos similares. Sempre ter em mente o melhor nível possível de performance para o projeto.
3.3 Garantir disponibilidade de recursos
A alocação da equipe deve ser feita em comum com as demais áreas envolvidas. Geralmente nessa etapa há também a necessidade de negociação com a empresa do projetos que está sendo desenvolvido de modo a chegar a um denominador satisfatório para todos.
3.4 Reuniões iniciais
Serão realizadas reuniões iniciais para alinhamento de toda a equipe. Deixar todos a par dos objetivos do projeto, forma de atuação, a quem devem se reportar, papéis e responsabilidades, prazos e desempenho.
3.5 Planejamento de execução de tarefas
Essa é a etapa de construção da rede de atividades do projeto. Parte–se do princípio de integração entre as atividades, ou seja, para que uma atividade seja concluída, é preciso que sejam concluídas as atividades anteriores que impactem na atividade em questão. Portanto, para construir a rede de atividades do projeto precisamos saber:
a) as atividades (tarefas) a serem executadas no projeto;
b) a ordem que devem ser executadas as tarefas, ou seja, a relação de antecedência ou subseqüência entre elas;
c) a duração de cada tarefa para estabelecer a linha de tempo do projeto.
Essa rede de atividades será guiada pelo sequenciamento das atividades apresentado no cronograma do projeto.
3.6 Cronograma de projeto
Baseia-se na visualização de prazo e interdependência entre as tarefas da rede de atividades.
É importante no desenvolvimento do cronograma procurar respeitar as datas de início e de término para cada atividade prevista. É uma forma de não deixar o cronograma absolutamente amarrado a uma única data para início ou conclusão de uma tarefa, o que é bastante difícil na condução de um projeto. Dessa forma torna–se possível adiantar certas atividades ou acomodar algum eventual atraso sem impactar no prazo final.
...