A GESTÃO DE PROCESSOS
Por: Gisella15 • 24/10/2022 • Relatório de pesquisa • 347 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
Questão 01
No vídeo, o narrador, quase no final (por volta dos 3:07 min, a partir do início) fala algo muito estranho: Poka Yoke. Provavelmente, poucas pessoas notaram ao assistir pela primeira vez.
a) Pesquise na internet e explique, com suas palavras, o que significa Poka Yoke.
Originado de um termo japonês, Poka Yoke, traduzindo “à prova de erros” é usado para nomear dispositivos que previnem falhas derivadas de erros humanas e também corrigir erros em processos por meio de ações simples.
Pode ser enquadrado em “controle” ou “advertência”. O Poka Yoke de controle toma uma ação no momento que acontece o erro, já o de advertência emite um alerta após o ocorrido. O controle é mais eficaz em ocorrências, pois não depende de algum colaborador identificar o erro, e sim o dispositivo já toma as providências. Porém, por essa medida muitas vezes parar totalmente a linha de produção, acaba não sendo viável ser utilizada sempre, então cabe ao gestor identificar qual seria a melhor forma de enquadramento.
b) Dê um exemplo.
Controle: Eletrodomésticos que não funcionam com a porta aberta, como por exemplo o micro-ondas, que por questões de segurança, ao abrir a porta o dispositivo para de funcionar automaticamente.
Advertência: Pré-tensores do cinto de segurança, o veículo emite um alerta/som quando identifica que algum dos passageiros não está com o equipamento de segurança.
Questão 02
Aprofunde suas pesquisas e responda
a) Qual é a diferença entre Poka Yoke e Jidoka?
O Jidoka tem como premissa a detecção dos problemas quando acontecem, sendo um conceito que visa identificar se uma falha ocorre durante o processo de produção. O Poka Yoke tem como premissa prevenir que falhas aconteçam, sendo uma ferramenta que estabelece maneiras de evitar que problemas mecânicos e humanos ocorram.
b) É possível combinar Jidoka com Poka Yoke? Como?
Não. O Poka Yoke irá auxiliar na prevenção de possíveis erros humanos, de forma automática, sem a possibilidade do operador ter a autonomia para desligar a máquina, já o Jidoka detecta a anormalidade de modo autônomo e proporciona a máquina ou ao operador a capacidade de interromper o processo sempre que ocorrer algum erro.
...