A GESTÃO PREPARADA PARA CRESCER
Por: Luciene da Silva • 31/10/2019 • Projeto de pesquisa • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 108 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CAMPO MARTE
TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
LUCIENE DA SILVA
GESTÃO PREPARADA PARA CRESCER
SÃO PAULO-SP
2018
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende apresentar uma nova forma de gestao que irá auxiliar uma empresa que deseja expansão. Segundo Groselli (apud DORNELAS, 2008, p. 7), A organização precisa ser mais ágil, buscar novas oportunidades de negócio de forma mais efetiva, se reestruturar, rever seus processos, incentivar seus funcionários na busca da inovação,a serem mais criativos, a proporem soluções, não serem reativos, e fugir da mesmice de outrora.
Diante de uma época de muita competição é necessário adotar formas práticas e de qualidade para se manter em crescimento no mercado.Vamos pensar nos fatores internos e externos que permeiam a capacidade de evolução de uma empresa. Perante o contexto apresentado, as questões abordadas aqui são propor soluções para a mudança do modelo de gestão, uma gestão eficiente de projetos, buscando a inovação atendendo aos requisitos legais e de ética e responsabilidade socioambiental que o atual mercado requer.Busquei destacar os aspectos mais importantes.
O objetivo geral deste projeto é propor e estruturar ações que irão ajudar a
preparação da organização para a competividade e a abertura de novas filiais.
A empresa HEMEJAN é uma empresa que atualmente atua em um regime burocrático tudo que acontece é decidido pelo Sr Rubens(diretor geral). O objetivo é apresentar um novo modelo de gestão que atenda a necessidade para agilizar os processos dentro da empresa. A proposta é reconhecer que o sistema burocrático engessa as tomadas de decisão elaborar projetos observando sua estrutura ter um plano de gestão buscando a inovação e adequando com a parte financeira.
Para atingir os objetivos e metas propostos, vamos nos guiar pelas ferramentas disponíveis em recursos humanos entre elas: a EPA matriz RACI e conceitos como o da renovação além de aderir a novos formatos de contratação que outrora a empresa nunca tinha experimentado.
DESENVOLVIMENTO
A empresa HEMEJAN fica situada em LondrinaPR sua estrutura de gerencia é formada por pessoas da mesma familia ela é especializada na fabricação de móveis como armários para cozinhas, mesas, camas, guarda-roupas, sofás, racks e diversos outros produtos.
A decisão de abrir novas filiais do diretor necessita de uma base para ocorrer com sucesso.É necessário primeiro explanar a gestão feita hoje na empresa o modelo burócratico adotado pelo sr Rubens não tem dado margem para que os demais gestores tomem iniciativa e decisões qeu facilitariam nas negociações para a empresa.Segundo Sandrocan (2012):O modelo burocrático possui a bagagem do próprio nome, que é um modelo excessivamente administrativo e esse excesso interrompe ações que, normalmente, deveriam ser rápidas. Algumas das características de uma empresa burocrática é o formalismo, não o formalismo no cumprimento e no trato entre as pessoas, mas o formalismo no sentido do “engessamento da autonomia”. No formalismo não há espaço para autonomia, e sim para a centralização do poder, com regras e diretrizes. Em uma empresa burocrática, todas as decisões são tomadas por um superior e tudo é decidido via diretriz rígida e incapaz de fugir ao planejamento rígido. Além do formalismo, outra característica do sistema burocrático e é conseqüência do formalismo é a impessoalidade. As pessoas não se relacionam entre si, o relacionamento ocorre entre cargos e funções. As pessoas não falam além do necessário, não se comunicam, não se conhecem. Conhecem o Diretor de Operações, mas não conhecem a pessoa que dirige o departamento de operações. Este tipo de comportamento leva a uma outra característica do modelo burocrático, que é o profissionalismo, onde as competências técnicas têm muito mais valor do que competências interpessoais.
Hoje o mercado competitivo exige ser ágil em detrimento das novas tendências o modelo burocrático não atende essas exigências.O diretor geral da HEMEJAN é o Sr. Rubens. Márcio é filho de Sr. Rubens e cuida do financeiro; Juliana, filha do Sr. Rubens cuida do Marketing; Alberto, o filho caçula, cuida da parte da produção e Lauro, sobrinho de Sr. Rubens, é responsável pelo departamento de RH.Destaco o setor de Marketing tem enfrentado uma demora significativa para processos decisórios de mudança/lançamento de produtos se permanecer dessa forma fica inviável abrir novas filiais.Para isso o modelo de gestão mais apropriado é o contemporâneo de acordo com Sandrocan (2012) no modelo contemporâneo, o que vale mesmo é compartilhamento, colaboração e confiança. A base da pirâmide, que é o pessoal operacional, tem muito mais autonomia para trabalharem e, com isso, as empresas ganharam em flexibilidade e agilidade nos processos. Neste modelo, a atuação em equipes é privilegiada e a autonomia dos colaboradores é muito maior. Autonomia maior significa comprometimento maior com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de uma forma geral.Além de favorecer a inovação assim iniciando com um novo modelo de gestão mais participativo com comunicação entre os funcionários uma administração visual nas tomadas de decisão a participação dos funcionários que contenha equipes autogeridas assim alcançando os resultados finais.
Depois de ajustar o modelo de gestão temos que planejar isso mesmo a empresa não cresce e nem sobrevive a mudanças sem primeiro um projeto.De acordo com Tuman (1983) Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações ou empreendimentos únicos de alto risco e devem ser completados numa certa data com um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo, todos os projetos necessitam de ter seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas.
...