A Gestão Estratégica e Transformação Estratégica
Por: greyce kelly silva • 16/4/2017 • Seminário • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 1.668 Visualizações
Equipe 2 - Assunto: Conceituação
- Conceitos básicos de estratégia.
- Gestão estratégica e transformação estratégica.
Conceituação Teórica
Gestão estratégica é o nome do desafio mais importante, árduo e abrangente com que se defronta qualquer organização. Consiste em escolher alternativas para atingir objetivos em sintonia com as ameaças e oportunidades.
A implantação de uma nova metodologia de trabalho em uma organização vai esbarrar, quase sempre, em alguns obstáculos, o primeiro obstáculo constitui-se nas dificuldades de visualização do horizonte futuro para a organização, tanto em relação as oportunidades quanto as ameaças, seguido de três categorias de obstáculos à reflexão estratégica nas empresas e entidades: os obstáculos culturais, os organizacionais e os gerenciais.
Esbarrando também nas dificuldades, onde temos a dificuldade de percepção das principais fontes de mudanças, tendências e descontinuidades, que poderão gerar impactos positivos e/ou negativos para a organização.
Dificuldades de Percepção
Quando queremos implantar um processo de pensamento estratégico nas organizações, um dos grandes obstáculos a enfrentar é a dificuldade de percepção, ou seja, bloqueios de toda espécie, que impedem a visualização de riscos, de um alado e de oportunidades, do outro.
- Filtros e bloqueios dificultam a visualização de riscos e oportunidades
- Olhamos mas não vemos.
- Barreiras mentais.
- Visualizar o que nunca imaginamos antes
Dificuldades de Percepção de Riscos e Ameaças
Outra dificuldade frequente consiste na falta de percepção de riscos e ameaças. Talvez por não acreditarmos que aquilo seja realmente possível, por não querermos que ocorra, por nunca ter acontecido com ninguém, ou por termos uma falsa sensação de segurança.
- Todos vêm os riscos, menos nós.
- Mas isto nunca aconteceu!!!
- Nunca vai acontecer conosco!
- Medo do desconhecido
- Efeito Avestruz
Mudanças estratégicas
Segundo Hamel e Prahalad, nós estamos sujeitos a pelo menos cinco grandes tipos de transformações ao nosso redor, que devem ser continuamente monitoradas, a fim de identificarmos possíveis mudanças que possam impactar as organizações
Lidar com a mudança, torna-se então, uma atividade continua para a maioria das organizações, e o desafio dos seus líderes está em motivar seus liderados e estimular-lhes a criatividade e a tolerância em relação as mudanças organizacionais. Mudando a maneira como mudamos, requer o desmantelamento da hierarquia organizacional.
Obstáculos Culturais
O que chamamos de cultura pode ser representada por um conjunto de verdades. É a maneira pela qual a organização vê o mundo e a si própria. Coisas que deram certo no passado, e acredita-se que devem ser mantida como padrão, e as que deram errado devem ser proibidas ou desestimuladas, isto é, os tabus que existem nas organizações.
Cultura Centenária
As gerações antigas, famílias com tradição e culturas muito forte, tendem estabelecer políticas prática, crença, estratégia e estrutura rígida. Elas não aceitam o novo, estão sempre voltado ao passado cultuando os símbolos, biografia, bandeira entre outros, bloqueando as inovações, o interesse e dedicação dos dirigentes da alta e média gerência, imparcial a ideias novas.
Cultura de Sucesso Garantido no Passado
Sejam quais forem os fatores que originaram o sucesso no passado, ninguém pode garantir que esses mesmos fatores continuarão atuantes no futuro ou, pior, que continuarão sendo os diferenciadores que garantam a posição de pioneirismo e liderança futura da organização. O sucesso do passado e, talvez, do presente pode até provocar o fracasso no futuro, caso não haja mudanças na mentalidade e no comportamento dos dirigentes.
Obstáculos Organizacionais
O mundo vem passando por inúmeras transformações, e com isso vem mudando também o contexto organizacional. Contudo, em processos de mudanças organizacionais, são atribuídos tradicionalmente obstáculos que precisariam ser vencidos: como a resistência às mudança, as antigas estruturas organizacionais podem ter se tornado inadequadas ao negócio e até entraves ao seu desenvolvimento. O grande desafio das organizações seja evitar maiores impactos na implementação de mudanças e transformações, dado que a resistência tem se tornado uma ameaça ao sucesso na gestão das mudanças. Porém a resistência, sob outro ângulo, pode ser positiva para as organizações
...