A Gestão Operacional do Capital de Giro
Por: Gi Eloy • 4/8/2021 • Trabalho acadêmico • 6.457 Palavras (26 Páginas) • 107 Visualizações
- INTRODUÇÃO
No atual mundo globalizado em que vivemos, as informações circulam no mundo inteiro com uma grande velocidade e temos os reflexos causados por essas informações em questões de minutos, neste contexto o desenvolvimento das práticas empresariais, vividas nas últimas décadas tem trazido melhorias nos processos e por outro lado, temos trazido também a necessidade de um maior profissionalismo nas empresas destas práticas. Diante disto o profissionalismo deve ser cada vez mais eficiente, estas práticas empresariais tiveram início com o advento da chegada das empresas multinacionais a partir dos anos 50, em especial as norte americanas que trouxeram mecanismos de gestão empresarial até então não presentes nas indústrias brasileiras.
Com o surgimento do Plano Real, foi possível estabilizar a moeda nacional e controlar a inflação, fatores que até então representavam sérios problemas para a economia brasileira. Como reflexos dessas mudanças, houve redução nas taxas de juros o que estimulou o consumo por parte da população, acelerando o crescimento econômico do país. Nesse novo cenário, as empresas perceberam a necessidade de uma gestão financeira cada vez mais eficiente, em especial, a administração do capital de giro, o qual abrange as contas do ativo e do passivo circulante.
Diante desses fatos apresentados acima, com base nos objetivos, será realizado um estudo com base em uma pesquisa descritiva, uma vez que, conforme Gil (2008, p. 28), a pesquisa descritiva descreve as características de determinados fenômenos, uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados. Também por conta de um maior conhecimento, a pesquisa também terá um lado exploratório, porquanto a pesquisa exploratória visa, proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses por meio de levantamentos bibliográficos, também por conta da abordagem a ser estabelecida a pesquisa será qualitativa uma vez que nesta abordagem não será empregado nenhum instrumento estatístico como base do processo de análise do problema. Com base nos procedimentos técnicos a serem utilizados, será feito o uso da pesquisa por meio de pesquisa bibliográfica, é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. (GIL, 2008, p. 28).
Para facilitação de acompanhamento do presente trabalho o mesmo será dividido da seguinte forma:
No primeiro capítulo, apresenta as considerações iniciais, na Introdução descreve-se a necessidade de uma gestão financeira eficiente. Contextualizando o tema e problema, origem da pesquisa, objeto do estudo, delimitação, hipóteses, os objetivos, a justificativa e a própria organização do trabalho.
O segundo capítulo apresenta o referencial teórico, trazendo conceitos básicos para reforçar a ideia do projeto e que são extremamente necessários para a evolução da pesquisa.
O terceiro capítulo apresentará a metodologia que tem por finalidade demonstrar os procedimentos necessários para que os objetivos ao qual o trabalho se propõe sejam alcançados.
O quarto capítulo apresentará a análise e interpretação dos resultados obtidos no presente estudo.
O quinto capítulo apresentarão as considerações finais e recomendações para pesquisas futuras.
O sexto capítulo apresentarão as referências bibliográficas do material que foi utilizado para a realização do estudo.
- ORIGEM DA PESQUISA
Devido a forma em que as empresas são administradas no Brasil, nem sempre utilizando as melhores práticas de gestão o autor tem o interesse em melhorar o nível de conhecimento próprio do assunto para aplicar em seu trabalho.
- OBJETIVO
O objetivo consiste em um estudo mais aprofundado sobre a real importância de uma gestão operacional do capital de giro para a tomada de decisão na empresa.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
Com base no exposto o presente trabalho pretende responder ao seguinte problema de pesquisa:
Qual a importância da Gestão do Capital de Giro para as Empresas?
- JUSTIFICATIVA
Este trabalho visa contribuir de forma significativa para uma melhora na formação profissional, agregando amplos conhecimentos empresariais. Além disso, esse estudo pode se constituir numa importante ferramenta de informação para futuros empreendedores, para empresas que não realizaram sua gestão de capital, para a comunidade científica e usuários em geral.
- METODOLOGIA
“A Metodologia é a aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observados para construção do conhecimento, com o propósito de comprovar sua validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade. ” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.14)
Segundo GIL, “pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. ” (2008, p.27)
“A pesquisa descritiva busca descrever o objeto de estudo para dar a conhecer o que se pretende pesquisar; o conhecimento é fruto da observação e detalhada apresentação de elementos pertinentes ao observado”. (SAKAMOTO; SILVEIRA, 2014, p. 50)
As pesquisas descritiva e exploratória foram as escolhidas, a fim de encontrar a caracterização inicial da indagação do problema, através da observação e coleta de dados e por meio de pesquisas bibliográficas.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial teórico permite que se conheçam conceitos básicos, para reforçar a ideia do projeto e que são extremamente necessários para a evolução da pesquisa.
- CONCEITO DO CAPITAL DE GIRO
O capital de giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que transformam-se constantemente dentro do ciclo operacional. Como o próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. (HOJI, 2012, p. 107).
...