A Gestão de Operação
Por: ggasques • 24/4/2017 • Resenha • 952 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
INTRODUÇÃO
O conteúdo aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS – do 2º semestre do curso de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse que constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido em sala de aula - à realidade, que visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.
Neste semestre o tema é baseado na gestão de operações produtivas, e tem por objetivo aprimorar os conhecimentos adquiridos, aplicando-os no dia-a-dia das empresas, possibilitando assim, uma avaliação através de visitas e pesquisas, sobre os diversos processos utilizados.
ESTUDO DE CASO
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
A empresa Célia Regina de Siqueira Presentes ME foi fundada em 1997, batizada com o nome fantasia Panda Presentes. Está localizada dentro do Rio Preto Shopping Center, um dos shoppings mais famosos e conhecidos da região de São José do Rio Preto.
De acordo com a classificação de porte da empresa adotada pelo BNDES, é caracterizada como micro empresa, pois sua receita bruta anual consiste em até R$2,4 milhões, enquadrando-se no tributo único denominado SIMPLES-DAS.
O ramo de atividades era o comércio de produtos importados como brinquedos, bibelôs, acessórios femininos e eletrônicos. Com o passar dos anos e as mudanças de hábitos de consumo da população, viu-se a necessidade de um afunilamento do nicho de mercado explorado, e foi onde os proprietários optaram por se especializarem no atendimento ao público feminino, oferecendo acessórios de qualidade diferenciada, com preços competitivos para uma clientela exigente. O crescimento da empresa era eminente, chegando a ter uma filial entre os anos de 2001 a 2008. Com o passar dos anos, os proprietários notaram que a clientela estava cada vez mais exigente em relação ao produto, pois a concorrência no mercado de semi joias e acessórios havia aumentado vertiginosamente, inclusive com o avanço digital, e isso fez com que os produtos oferecidos também estavam mais sofisticados. Percebeu-se então que era hora de mais uma mudança.
No ano de 2012, a empresa passou por uma reconstrução física e mercadológica, passando a chamar-se Joia Flor. O reposicionamento de marca trouxe vantagens e desvantagens para o estabelecimento.
Com a nova disposição da loja e a definição de um nicho único de mercado, os produtos ganharam muito mais destaque e um espaço adequado para a exposição, ganhando um visual mais atrativo para os clientes. Por outro lado, a redefinição do nome fantasia fez com que antigos clientes não reconhecessem o local, e a sofisticação da nova aparência dava a ideia de preços altos, o que afastava clientes antigos e acostumados com o ambiente familiar.
FORÇA DE TRABALHO
Atualmente a Joia Flor possui em seu quadro de colaboradores 4 vendedoras internas, 1 gerente e a proprietária. As vendedoras dividem-se em dois turnos de trabalho de 6 horas diárias. A contratação de vendedoras extras é sazonal, depende do fluxo de movimento de vendas em datas festivas ao longo do ano, exemplo Natal e Dia das Mães.
PRODUTOS E CLIENTES
Dentre os produtos oferecidos, como brincos, anéis, colares, pulseiras entre outros, os fornecedores são selecionados de acordo com o tipo de material utilizado para a confecção das joias. Os materiais utilizados para a confecção dos produtos podem ser: prata, latão, alpaca, ouro, entre outros tipos de metais.
Para garantir a qualidade dos fornecedores, é feito um trabalho diário de pesquisas sobre a qualidade dos produtos, preços praticados pelos fornecedores e pelo mercado, e pesquisa de moda e tendência, pois toda a compra dos produtos fica a cargo da proprietária e da gerente, que dispõe dessas informações para garantir que a compra seja assertiva.
O cliente alvo pode ser definido como pessoas, maioritariamente do público feminino, que gostam de joias, acessórios e veem na moda uma oportunidade única de se expressarem.
...