TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações

Por:   •  2/3/2017  •  Exam  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

 1 O que é Arranjo Físico ou layout?

R: forma q são dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Ex: mesa de trabalho, uma máquina, um computador etc.

2-Quais estações de trabalho o arranjo físico deve incluir? devem refletir decisões do processo e maximizar a produtividade.

3-De quanto espaço e capacidade cada estação de trabalho precisa? Espaço inadequado pode reduzir a produtividade e, até mesmo, provocar riscos à segurança dos colaboradores.

4-Como configurar o espaço de cada estação de trabalho? A dimensão do espaço, sua forma e os componentes de uma estação estão intimamente relacionados.

5-Onde cada estação de trabalho deve estar localizada? A localização da estação pode afetar substancialmente a produtividade da mesma.

6-Arranjo Físico Posicional (ou Fixo) R: são os recursos que se movem até aquilo que está sendo processado. Esse tipo de layout é selecionado quando o processo de manufatura utilizado é do tipo por Projeto, ou seja, possibilita grande customização com pequeno volume de output EX Construção de uma ferrovia;Cirurgia de coração aberto;

7-Arranjo Físico por Processo (ou Funcional) R: maior utilização, é característico de muitas indústrias e praticamente da maioria das operações de serviço. Em geral é utilizado quando os fluxos que passam pelos setores são muito variados e ocorrem intermitentemente. Os materiais ou pessoas movem-se de um setor para outro de acordo suas necessidades. Por exemplo, num hospital cada especialidade médica possui um setor específico: pediatria é um departamento, cardiologia é outro, etc; EX Agências bancárias;Bibliotecas;

8-Arranjo Físico Celular R: procura aumentar a eficiência do arranjo funcional, pré-selecionando determinados recursos transformadores para que os recursos transformados movimentem-se através deles para receberem todas as operações necessárias. Também conhecido com “fábrica-dentro-da- fábrica”, ou “loja-dentro-da-loja”. Característica é a relativa flexibilidade quanto ao tamanho do lotes por produto, permitindo elevado nível de qualidade e produtividade.

Em geral nesse tipo de layout, os recursos são dispostos na formas de U ou C. O produto ou cliente ao saírem de uma célula já estão totalmente processados.

9-Arranjo Físico por Produto (ou Linha)R: é a sequencia de etapas do processo de agregação de valor. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para a produção com pouca ou nenhuma diversificação, em grande e constante quantidade ao longo do tempo. Requer um alto investimento em máquinas e equipamentos e pode gerar monotonia para os seus operadores. EX Montadoras de veículos;Fabricantes de produtos de linha branca;

10-Balanceamento de linhas R: Linha de montagem (ou de fabricação) é uma série de trabalhos comandados pelo operador, que devem ser executados em sequencia e que são divididos em postos de trabalho, onde trabalham um ou mais operadores com ou sem auxílio de máquinas. Balancear uma linha é otimizar o tempo dos operadores e dos equipamentos e máquinas envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com