A Gestão de Processos
Por: Gisella15 • 5/9/2023 • Relatório de pesquisa • 751 Palavras (4 Páginas) • 51 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Administração
Gestão de Processos
Prof. Marco Antônio Machado
Alunos:
Aplicação da Matéria na Prática
Contagem, MG
2022
GRUPO DOMINGÃO
O Grupo Domingão é uma empresa responsável pela reciclagem de materiais ferrosos e não ferrosos, transformando a sucata em materiais eficazes para siderúrgica. Possui 13 unidades distribuídas entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo e utiliza como benefício para o crescimento da empresa a inovação tecnológica, informando para os seus fornecedores, através do aplicativo todo o procedimento da pesagem de seus materiais.
[pic 1]
PROCESSO QUE PRECISA DE MELHORIA
Com o crescimento do Grupo, a demanda de solicitações de coletas de caçambas dos fornecedores aumentou bastante, ocasionando a insatisfação dos fornecedores com a demora no atendimento de seus pedidos. A quantidade de motoristas e caminhões que a unidade de Contagem possui no momento, nem sempre é suficiente para atender a quantidade de solicitações que se possui no dia, além dos imprevistos que ocorrem muitas vezes com os caminhões, aumentando ainda mais os atrasos nas coletas solicitadas. Para que a empresa preserve seu nome no mercado, é necessário a resolução do problema.
[pic 2]
O processo inicial se dá pelo cadastro do fornecedor no sistema da empresa, o comprador passa todas as orientações sobre as regras e explica que o mesmo pode tanto entregar os metais, quanto solicitar o envio de uma caçamba pelo aplicativo, que fornece todas as informações de forma transparente. Após o cadastramento e a solicitação do envio ou da coleta de caçamba pelo aplicativo, o setor da logística recebe os pedidos através do sistema Sagy, sendo organizados de acordo com as datas das solicitações e estabelecendo um prazo para tentar atender as demandas do dia em até 24 horas após o pedido do cliente. Após o recebimento, o auxiliar da logística realiza a análise sobre o tipo de solicitação dos fornecedores e a distâncias entre os endereços, organizando a rota dos motoristas e liberando-os para o atendimento aos endereços destinados. Retornando das coletas de caçambas, o motorista sobe com o caminhão na balança, para realização da pesagem e o classificador realiza a descarga e classificação dos materiais. Finalizando a pesagem, o fornecedor receber através do aplicativo, todas as fotos do procedimento, o ticket da pesagem e o valor que deu a sua venda. Possuindo qualquer problema durante o processo, o fornecedor entra em contato com o comprador para esclarecimentos e o mesmo comunica a logística para resolução da situação.
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
O maior problema enfrentado na satisfação dos clientes com a empresa é a demora no atendimento das coletas solicitadas por eles. Inicialmente a meta era de atender o pedido do fornecedor em até 24 horas após a sua solicitação, mas conforme a demanda de cadastros foi aumentando, começou surgir o problema.
Muitas das principais solicitação são de endereços acima de 40km da empresa, consumindo mais tempo para chegar ao local e aumentando as chances de se deparar com congestionamentos nos principais pontos de Belo Horizonte. Outro fator substancial é as condições de solicitações dos fornecedores, que em muitos casos, pedem de um envio e uma retirada de caçamba para o mesmo dia, devido aos riscos de deixa-la cheia em lugares movimentados. Além do tempo que o motorista fica aguardando o fornecedor terminar de organizar a caçamba para sua retirada, precisa procurar lugares para descer a caçamba vazia e realizar as trocas, esses fatores são os principais para o agravamento do problema, gerando insatisfação dos fornecedores que não conseguiram ser atendidos no dia.
...