TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Processos

Por:   •  1/6/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina:Gestão de Pessoas

Módulo:Módulo 4

Aluno:Rodrigo Guimaraes de Oliveira

Turma: SMSGPESEAD_T0001_1022

Tarefa:Elaborar um plano de desenvolvimnto de Equipe

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Nos encontramos na era da 4ª Revolução industrial, a Indústria 4.0.O conceito desse modelo gera desafios aos gestores e suas equipes, trazendo a necessidade de se adaptar constantemente às mudanças que vêm acontecendo. Por isso há necessidade de potencializar as habilidades dos colaboradores de inovarem seus conhecimentos e processos para realizarem as tarefas nas organizações, buscando cada vez mais o estudo e domínio de ferramentas tecnológicas para auxiliar nas tarefas.  Para se chegar ao resultado a equipe deve estar alinhada com os interesses da empresa, aprimorar seu conhecimento e compartilhar as informações e experiências vividas. Os líderes devem estar atendos as mudanças do mercado, e  estar apto a agir de forma ágil para acompanhar às transformações dos novos cenários.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

O nome fictício da empresa será Saúde123, é uma instituição criada em 1973 e faz parte do maior sistema cooperativista médico do mundo, com a missão de promover por meio do cooperativismo trabalho médico de excelência, garantindo a satisfação do cliente, cooperados e seus colaboradores.  Em maio de 2003 visando ampliar a prestação de serviços hospitalares, a diretoria adquiriu o Hospital próprio, antigamente havia a necessidade de credenciar outros hospitais para realizarem atendimentos a seus clientes, e em agosto de 2017 realizou a ampliação de sua unidade. Atualmente o hospital dispõe de serviços de Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, laboratório próprio e acreditado, UTI, salas cirúrgicas, Unidade Coronariana e Hemodinâmica, SOS urgência e emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, além de amplo e moderno sistema de esterilização de materiais e equipamentos de alta tecnologia, possui mais de 1700 médicos cooperados e cerca de 1000 colaboradores entre Sede e Hospital, a cooperativa já conquistou uma série de certificações de qualidade e reconhecimento em todo o sistema e possui uma carteira com mais 128 mil clientes.

Os maiores desafios da operaradora na parte de regulamentação é, estar de acordo com a lei 9656/98, das resoluções normativas criadas pela agência nacional de saúde ANS, dos clientes, gerenciar os custos assistenciais e receitas, dos médicos cooperados, terapêutas, clínicas e laboratórios, controle de gastos com excesso de solicitações em exames, procedimentos e negociação de valores com prestadores tecerizados. Dentre os vários desafios o maior é, realizar a projeção de custos orçamentários que envolvem a receita e despesa assistencial, devido ao Rol de procedimentos dos serviços mínimos que um plano de saúde deve atende ser exemplificativo e não taxativo, torna um plano que seria básico em assitencia a saúde, adquirido com um valor de mensalidade baixo, aberto para solicitação judicial de vários outros atendimentos, inclusive os que envolvem alto custo esses estando na lista do Rol ou não, tornando extremante dificultoso realizar provisionamentos de custos assistenciais para se manter o equilíbrio econômico da operadora.

Além dos desafios que a operadora possuí, em 2020 enfrentamos um colapso na área da saúde com a COVID 19 sem precendentes, onde foram realizadas diversas adaptações nos processos e gestão para continuar as atividades, na época como foram suspensos todos os atendimentos eletivos dos clientes houve o acumulo de demanda reprimida, o que traz reflexos nos dias atuais.

Não bastando todos esses desafios a empresa ainda não é 100% automatizada em seus processos, dependendo ainda de controles manuais para arquirir informações para tomadas de decisão, disponibilizados por fichas, formulários e planilhas. Quase não há ações rápidas, devido ao grande volume de dados que envolvem várias áreas, quando as informações estão prontas para análise, já se passou algum tempo para a gestão tomar alguma ação, sendo assim, a maior parte da gestão é feita sobre provisionamento.

Devido a necessidade de respostas rápidas a empresa realizou a compra de novo sistema para a unificação das áreas e informações, automatizando a maioria dos processos e com a promessa de que as informações serão enregues de uma forma mais rápida, porém devio ao grande volume de dados que devem ser migrados a essa ferramenta, pandemia causade pleo Covid 19, melhorias solicitadas na ferramenta para atender aos processos após os testes, as datas de entrega estão sendo sempre adiadas. Existe uma quipe focada na migração chamada de “equipe projeto”, esses não realizam demandas da operadora e o foco do seu trabalho é a realização da migração do sistema e testes na ferramenta. Fora a equipe do projeto existem os líderes de cada área da operadora realizam suas demandas e ficaram incubidos de participarem de treinamentos do novo sistema e compartilhamento das infomações para o restante da equipe, os colaboradores que participaram do treinamento são mais jovens e não têm dificuldade em aprender as unfções do novo sistema, porém as quipe são compostas por colaboradores de varias gerações o que dificulta a comunicação no repasse das informações.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

A gestão da empresa elencou os principais desafios para migração do sistema:

Mapear as áreas e processos, é necessário um desenho de toda a copetariva para a equipe do projeto;

Padronizar processos, hoje não padronização em todos os processos o que dificulta a comunicação com a quipe do projeto do que cada colaborador faz e como faz;

Automatizar processos, identidicar o que poderá ser automatizado na ferramenta.

Pontos de atenção: Manter a quipe do projeto focada nos objetivos da cooperativa e manter motivado a permanecer na operadora, pois só há um representante por setor com o conhecimento dos testes realizados com a ferramenta. Manter a saúde mental dos líderes que ficaram incubidos de realizar os treinamento e compartilhamentos das informações ao demais colaboradores, pois estão sobrecarrecados com as demandas atuais. Garantir que os prazos sejam cumpridos pelos colaboradores da cooperativa e dos funcionários da venda do sistema, quando há solicitação de ajustes na ferramenta.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

A liderança é composta pelos seguintes perfis:

Autoritário: (Tomada de decisões sem consultar a equipe e acaba executando atividades operacionais ao invés de delega-las);

Marcador de ritimo: (Focado em resultados com prazos apertados, obrigando o colaborador trabalhar fora de sua carga horário prevista em contrato);

Treinador: (Estima pelo autoconhecimento e desenvolvimento constante das pessoas, acredita mais no treinamento do que numa conversa franca);

Visionário: (Pensa no futuro buscando prever possíveis situações que possam atrapalhar o alcance das metas e objetivos).

Liberal: (Delega poderes para ses realizar tarefas a seu time fica à disposição ao suporte necessário).

perfil desejado para o novo cenário

Os perfis atuais trazem positividade, mas somar com novos perfis é fundamental para se chegar ao objetivo, sendo esses:

Inspirador: (Dar exemplo de como realiza suas atividades e manter mantem sua equipe motivada);

Comunicador:(É comunicativo, entusiasmado e otimista)

competências a desenvolver

Empatia;

Visão sistêmica;

Comunicação

justificativa

Não há um compartilhamento de informações da gestão estratégica adotada pelos líderes, o que acaba trazendo desmotivação da equipe que por muitas vezes não conseguem classificar as demandas recebidas por não recebem os argumentos necessários para motivo que os dados serão utilizados, não se comprometendo assim, com as metas e objetivos da empresa. Como também a falta de visão sistêmica do gestor da área faz desconhecer os prazos para as demandas solicitadas.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

Comunicador: (influentes, entusiastas, falantes, impulsivos e emocionais);

Executor : (competitivo, buscam resultado, focados e determinados)

perfil desejado para o novo cenário

Planejador:(estável e pacientes, de ritimo constante. Não entram em pânico):

Analista: (destalhista, organizado, responsável. Possuí habilidade a controlar processos e rotinas repetitivas).

competências a desenvolver

Cumunicação entre os colaboradores;

Cooperação entre as equipe;

Visão Sistêmica;

Resiliência.

justificativa

Com a busca de se automatizar os processos há uma grande necessidade do desenvolvimento da comunicação, devido as quipes não serem homogêneas, se faz necessário adaptação constante para que todos possam dominar os processos. Com aumento das demandas a cooperação entre os os colaborares será essencial para se chegar ao objetivo esperado

Considerações finais

O plano de desenvolvimento elaborado para a quipe da Saúde123, mostra que há um grande desenvolvimento a se realizar com os colaboradores, líderes e gestores, envolvendo todas as áreas da cooperativa. Nesse momento de transição há várias oportunidades de aperfeçoamento, adapatação e inovação de todos. Traz aos líderes a responsabilidade de estarem atentos as mudanças no mercado e outros fatores que possam interferir na operadora, estarem preparados a mudanças rápidas, aprendizado constante e compartilhamento de informação será fundamental para contuibuir com o obetivo da empresa.

Referências bibliográficas

https://www.unimed.coop.br/site/web/campogrande/identidade-organizacional

https://www.unimed.coop.br/site/web/campogrande/institucional#:~:text=Criada%20em%2012%20de%20maio,Rio%20Branco%2C%20no%201%C2%BA%20andar.

https://blog.solides.com.br/perfil-comportamental-comunicador/

https://www.napratica.org.br/competencias-para-trabalho-em-equipe/

https://blog.solides.com.br/os-4-tipos-de-perfis-dentro-de-sua-empresa/

https://forbusiness.vagas.com.br/blog/perfil-comunicador/#:~:text=O%20perfil%20comunicador%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecido,%2C%20falantes%2C%20impulsivos%20e%20emocionais.

https://www.ludospro.com.br/blog/tipos-de-competencias

https://rockcontent.com/br/blog/perfil-de-lideranca/

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58982

https://www.ans.gov.br/index.php/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/737-rol-de-procedimentos%3E

https://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/sala-de-situacao.html

https://benefhealth.com.br/as-dez-competencias-para-2025/

https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022

https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0/

https://www.poderdaescuta.com/lideranca-4-0-como-agir-nesse-novo-modelo-de-mercado/

https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com