A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.
Por: danielipaula • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera
Atividade de Autodesenvolvimento
Tema: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.
Nome: Danieli Silva Rosa RA: 8486194827
Santo André
2016
Sumário
Introdução _______________________________________________01
Descrição das definições da Globalização_______________________02
Globalização e o meio ambiente_______________________________02
Globalização do crime_______________________________________02
Vantagens e desvantagens da globalização______________________02
Globalização segundo Milton Santos____________________________03
Definição de Outsourcing_____________________________________03
Caso de uma empresa_______________________________________04
Considerações finais________________________________________05
Referências bibliográficas____________________________________06
Introdução
O mundo atual se encontra em constantes mudanças, e tais mudanças são realizadas a cada minuto com experiência feito pelo homem.
Neste trabalho será falado sobre a globalização sobre seus pontos fortes e fracos para melhoria nas empresas buscando e visando sempre o crescimento.
1 - Globalização
A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre países e as pessoas do mundo todo. Através do mesmo as pessoas e os governos trocam ideias e realizam transações financeiras e comerciais. A mesma teve inicio no final do século XX.
2.1 – Globalização econômica
O surgimento dos blocos econômicos são países que se juntam para terem relações comerciais como Mercosul ou União Europeia, foi um dos resultados desse processo.
2.2 – Globalização e o meio ambiente
Depois da globalização os impactos foram agressivos para o meio ambiente, os interesses foram baseados nas elaborações de matérias primas da natureza. Nesta extração muitas empresas não tem a responsabilidade pelas quantidades que acaba prejudicando o meio ambiente.
2.3 – Globalização do crime
Na globalização também é possível encontrar muitas atividades ilegais, como as facções criminosas que infelizmente é muito difícil conseguir combater as mesmas e devido a isso seu aumento cresceu muito, acabou se tornando uma desvantagem porque capacitou os criminosos para transportarem mercadorias ilegais.
2.4 – Pontos positivos e negativos
A globalização apresenta pontos positivos e negativos a mesma ajuda a combater a inflação e ajudou a economia, pois facilitou a entrada de produtos importados no Brasil e com grande qualidade e com mesmo preço. Serviu até para melhorar o desenvolvimento tecnológico, abriu portas para culturas diferentes.
Uma das maiores desvantagens é a concentração da riqueza pois a maior parte fica em países mais desenvolvidos, podendo desvalorizar a cultura nacional de um país isso acontece quando os países mais ricos se instala em países mais pobres explorando sua matéria prima e usando sua mão de obra mais barata.
2.5 – Globalização segundo Milton Santos
Milton Santos , famoso geografo aborda a globalização em 6 livros, menciona os aspectos econômicos e analisa o papel desempenhado pelas empresas, visa os fluxos financeiros e impactos que estes causam da cultura local.
Definição de Outsourcing
A mesma é praticada com o objetivo de reduzir custo e de melhorar a produtividade da empresa. A diferença entre terceirização e outsourcing estão nos serviços que são delegados a terceiros.
A terceirização diz respeito a atividades como: limpeza, segurança, restaurante, entre outras. Já o outsourcing tem foco de atuação mais estratégia, tais como: contábil, administrativa, financeira, recursos humanos, compras, etc.
O outsourcing permite que os recursos da organização possam voltar para o core business, que tem como objetivo aumentar a produtividade e principalmente sua competitividade no mercado.
3.1 – Outsourcing das aplicações
Oferece serviços de gestão, suporte e manutenção de software com serviços dedicados e com qualificações domínio das melhores praticas das principais tecnologias do mercado.
3.2 – Outsourcing do T.I
Desenvolve soluções completas e totalmente adaptáveis para infraestrutura de acordo com a necessidade de cada cliente englobando cada processo de instalação. O mesmo serve para gerenciar toda a infraestrutura dando suporte na segurança.
3.3 – Outsourcing / BPO On Demand
Tem capacidade de desenvolver uma aplicação total ou parcial de on demand para atender as demandas especificas com mais facilidade.
3.4 – Outsourcing / BPO Financeiro
Oferece um serviço completo nas áreas de contas a pagar e receber, operações fiscais, dando auxilio em todos os processos das atividades financeiras aumentando a eficiência operacional da empresa.
3.5 – Outsourcing / BPO RH
Tem grande eficiência nas atividades operacionais de recursos humanos, controlando os processos de desempenho, dando treinamento de como melhorar o desenvolvimento na administração pessoal.
3.6 – Outsourcing / BPO Compras
Sua prioridade é implantar sistema de compras, o mesmo contempla todas as atividades relativas à área.
Estudo do caso:
Empresa: VolksWagen
- Como a empresa se adaptou no processo da globalização:
Devido à globalização foi feito uma aliança com subfornecedores devido à expansão após a globalização. Os subfornecedores a partir daí ficariam diretamente nas fabricas, pois as demandas aumentariam.
- Como ela se expandiu além de suas fronteiras:
Ingnácio Lopes, Vice-presidente da Volks Mundial, idealizou a fabrica do futuro o mesmo levou essa ideia para a VW que acabou transformando o projeto em realidade a fabrica empregou 1,4 milhões de funcionários a mesma só fornecia rodas e 2 itens do chassi agora passou a responder por mais de 300 itens dessa montagem.
...