A Globalização dentro de casa
Por: Biell Santos • 13/5/2018 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 930 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
POLO: RUSSAS
TUTOR: ROSA MARIA FREITAS HOLANDA
PORTFÓLIO 3
ALUNO:
FRANCISCO GABRIEL SANTOS
MATRICULA:
0427441
RUSSAS/CE
2018.1
Atividade de portfólio
Leia a reportagem "A globalização dentro de casa", e responda as seguintes questões:
a) O caso trata de relações de poder, de ideologia e de economia capitalista. Poderíamos considerar que a organização dos Pereira construiu seu patrimônio com base no nepotismo? Quais as implicações desse tipo de opção na tomada de decisões de uma organização? Justifique sua resposta.
Sim, fica claro o nepotismo na organização dos Pereiras tendo em vista que a presidência após o falecimento do pai continuou na família, com os filhos. Podemos considerar como implicações a afetividade nas tomadas de decisões, pois considera-se não somente o profissional, mas as relações interpessoais. O que em certo momento passou a desfavorecer os principais objetivos da empresa. Sabemos que em várias organizações existe de forma evidente o nepotismo entretanto na maioria das vezes quem está no poder deve ser dotado de conhecimentos para que as relações interpessoais entre os familiares não venha interferir nas decisões, como foi o caso dos pereiras.
b) A posição ocupada por Antônio pode ser considerada de status? Ela foi alcançada em função de merecimento ou de indicação? Qual o impacto disso no comportamento dos funcionários da organização?
Sim, a ocupação da presidência na visão na empresa Multinacional é um cargo de destaque e status, não somente em empresas multinacionais, em qualquer que seja a organização o cargo de presidente ou gerente como conhecemos em nossas realidade é cargo de grande status e desejados por muitos, no caso em questão por se tratar de uma família seria evidente que teria alguém com essas visão, de alcançar o melhor status da empresa. Porém, Antônio foi indicado, pois fazia o perfil que a empresa desejava, sendo ambicioso e pragmático. O impacto não foi positivo foi contra a filosofia da empresa onde a presidência seria passada em escala hierárquica dentro da família. O que gerou inúmeras discursões entre os familiares.
c) E você, como resolveria o problema da demissão da Tia Alzira? Quais poderiam ser os impactos de sua decisão na organização?
Visando o progresso da empresa e o bom andamento das atividades eu como gestor precisaria acima de tudo ser profissional, no caso da Tia Alzira, ao meu ver o primeiro passo seria conversar com a funcionária na tentativa identificar o problema e corrigi-lo e se não tivesse êxito então seria caso de demissão. Acredito eu que qualquer que seja a decisão, tudo deve ser conversado, uma empresa onde o diálogo não prevalece, os resultados podem ser adversos devido à falta de comunicação entre os líderes da organização. Os impactos seriam de descontento familiar, porém acredito que todas as ações devam ser conversadas em família e decididas pela maioria visto que na dada empresa prevalecia o nepotismo. É preciso que a equipe tenha credibilidade na liderança, ficando bem definido a importância da qualificação e acima de tudo do ser humano e suas várias contribuições para a empresa.
...