A Governança de Processo
Por: bruudutraa • 5/6/2016 • Relatório de pesquisa • 413 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Governança de processos.
Governança é o ato de governar ou exercer autoridade. Esse termo foi, primeiramente, muito usado para criar uma relação entre o governo (governante) e a economia do país, como ele usava a sua autoridade para o desenvolvimento econômico. No artigo, foi feito uma referência ao Banco Mundial (1991), de como ele define Governança; exercício de autoridade, controle, gestão e poder de governo, a maneira como o poder é exercido na gestão dos recursos sociais e da economia de um país para o seu desenvolvimento.
A governança pode ser entendida como a eficiência da gestão executiva em que a governabilidade está relacionada. Sob uma boa governança, o governante terá certeza de que sua equipe de governo fará aquilo que ele determinar, e que o efeito será à satisfação da demanda da sociedade (Dutra, 2007).
Mais a frente, o termo Governança foi sendo muito utilizado no mundo dos negócios, onde, inicialmente foi usado para tratar da relação entre os acionistas e o conselho deliberativo das organizações com as próprias organizações, sendo então chamado de Governança Corporativa.
Governança Corporativa é similar ao visto anteriormente no poder político, é definida como sendo um sistema dentro das organizações para dirigir e organizar as pessoas que as compõem. Tudo isso influencia para que haja um objetivo comum a ser atingido, e que a desempenho da empresa seja otimizado, a partir da análise dos riscos. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2008) define que a Governança Corporativa são as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital.
A Tecnologia da Informação (TI), por ser um papel estratégico dentro das organizações também faz uso desse termo, sendo muito utilizado, pois é necessário estruturar a tecnologia da informação no novo contexto organizacional após os sistemas integrados de gestão. Para Weill (2004), criar estruturas de governança significa definir uma dinâmica de papéis e interações entre os membros da organização, de tal maneira a desenvolver a participação e o engajamento dos membros no processo decisório estratégico, valorizando estruturas descentralizadas.
Processos
Os processos fazem parte que cada sistema de uma organização, passando por todos os níveis de sua estrutura. Podem ser entendidos como a ordenação de atividade de trabalho através do tempo e do espaço, com um início, um meio e um conjunto claramente definido de entradas e de saídas (DAVENPORT, 1993).
Os processos são essenciais para análise e acompanhamento do sistema dentro de uma organização.
...