A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTO PARA FORMAÇAO DE PREÇO DE VENDA
Por: RODRIGOVIA • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 479 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS
Curso de ciências contábeis
Ana Flávia de Moura Ra: 01780000958
Aline
Claudineia
Karina Poliana Soares RA: 02440001347
Rodrigo Nunes Campos RA: 02440000390
Rosa Patrícia Euzébio Godoi RA: 02440001095
Weverton de Oliveira
“A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTO PARA FORMAÇAO DE PREÇO DE VENDA”
Belo Horizonte
2014
Alunos:
Ana Flávia de Moura Ra: 01780000958
Aline
Claudineia dos Santos Oliveira RA: 02440001331
Karina Poliana Soares RA: 02440001347
Rodrigo Nunes Campos RA: 02440000390
Rosa Patrícia Euzébio Godoi RA: 02440001095
Weverton de Oliveira
“A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTO PARA FORMAÇÃO DE PREÇO E VENDA”
Trabalho Integrado-apresentado como exigência para a avaliação do bimestre de 2014, do 6º período, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino de Minas Gerais.
Orientador: Alexandre
Belo Horizonte
2014
- INTRODUÇÃO
1.1 Tema e sua Importância
O surgimento da contabilidade de custeio se deu na Inglaterra, no século XVIII durante a Revolução Industrial. As empresas que na era mercantilistas comprava para revender, passaram a produzir a mercadoria comercializada. Então surgiu a necessidade de avaliar o custo do produto produzido.
A formação de preço é mais que um simples processo de acumular custo e acrescentar uma margem de lucro, o consumo tem aumentado a cada ano. Os produtos e serviços que são comprados tem exposto o desejo do consumidor de acompanhar a tendência e satisfazer seus anseios.
As empresas, atentas devem se preocupar com esse mercado como um todo seja concorrente, ou tudo aquilo que influencia na sua gestão, é importante que as organizações precifiquem seus produtos e serviços de forma correta evitando surpresas desagradáveis e assim assegurando uma lucratividade sustentável em seu negócios.
Assim tornou – se importante a contabilidade de custeio, pois a competitividade do mercado cada vez maior forçou as empresas a buscar o principal mecanismo de apoio, na tarefa de encontrar um equilíbrio entre o preço justo, e os custos da produção e a lucratividade. Sendo assim de forma positiva as mudanças ocorridas tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo.
Este trabalho tem como tema a importância da contabilidade de custeio para a formação do preço de venda visando à lucratividade, um dos grandes mitos no mercado é que o aumento nas vendas aumenta o lucro, esquecendo-se que isto gera também um aumento nos custo.
Ao longo dos anos os consumidores tornam mais exigentes, querem serviços de qualidade, entrega rápida, flexibilidade em trocar a composição de seu pedido e confiabilidade tudo isso a preços baixos. Para o alcance deste objetivo há a necessidade de uma estrutura de custos enxuta.
1.2 Problemática
Ao se pensar em contabilidade de custeio, logo vem a cabeça o fornecimento de preço de vendas, embora o mesmo não seja suficiente para garantir a vida útil da empresa, este método possibilita ao administrador conhecer o custo do produto, a demanda dos clientes, valor de mercado e o marketing utilizado.
Reunindo todas essas informações, é possível mensurar um preço de venda que atenda as expectativas da empresa em relação à lucratividade para que o preço calculado produza consequências satisfatórias no curto, médio e longo prazo onde os principais método de custeio deve ser observado.
“Quais os princípios que devem ser observado para definir preço de venda visando a Lucratividade?”
1.3 Objetivos Geral
O presente trabalho vem com o objetivo geral de pesquisa identificar os princípios que devem ser observados para definir o preço de venda.
Objetivos Específicos
- Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços
- Volume de produção para calculo de custo unitário;
- Tributação;
- Tratamento dos custos variáveis não padronizados;
- Distorção do objetivo da formação de preços
1.4 Justificativa.
Demonstrar que a formação de preço das mercadorias é imprescindível para as decisões que devem ser tomadas, o administrador, a contabilidade, os órgãos ou entidades de fiscalização, a maioria coloca uma margem sobre o seu preço de compra onde é chamado de lucro, ou suponham um valor de acordo com o mercado entende-se que muitos não possuem conhecimento técnico suficiente para calcular o preço das mercadorias que vedem, entendendo a necessidade de contribuir para uma melhor clareza, por parte das empresas na formação de preço de venda.
...