A IMPORTÂNCIA DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Por: Christopherius • 14/7/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 464 Palavras (2 Páginas) • 1.231 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS EMPRESAS
Christopher Andersen Miranda de Oliveira¹
Janaína Lopes Modesto²
RESUMO
A movimentação de materiais se refere ao movimento de produtos em uma pequena distância dentro de um espaço, neste sentido é evidente que para que haja o resultado esperado é fundamental que os meios sejam eficientemente empregados, daí a necessidade do aperfeiçoamento dos sistemas existentes. Neste sentido e observando a grande demanda mundial por produtos fica evidente que a competitividade empresarial ganha contornos mais elaborados surgindo então a importância quando da movimentação de materiais.
PALAVRAS-CHAVE: Movimentação-materiais-empresa.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo abordar a importância da movimentação de materiais haja vista a globalização e a abertura do mercado de produtos importados o que por óbvio requer a disponibilização de produtos e serviços a fim de atender as necessidades dos clientes, tornando fundamental a eficiência quando da utilização de sistemas de movimentação.
2 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
A abordagem da movimentação de materiais tem por escopo fornecer conhecimentos que permitam a identificação de equipamentos funcionais, que sejam operacional e economicamente adequados para a atividade desenvolvida pela indústria.
Neste sentido surge a necessidade de eficiência na movimentação de materiais, observados o transporte de materiais recebidos, estocados, fornecidos, transferidos ou sujeitos a qualquer outro tipo de movimentação, com um mínimo de transferência. Findando, a movimentação fica caracterizada também pelo encaminhamento dos materiais aos destinos certos de trabalho ou centros de processamento, evitando assim congestionamentos, atrasos e manuseios desnecessários.
Deste modo é fundamental que haja eficiência nos sistemas de movimentação de materiais dado que a movimentação de materiais é a chave da produtividade dos depósitos por várias razões, a exemplo a quantidade consideravelmente grande de mão-de-obra necessária ao manuseio de materiais, faz com que a produtividade geral do depósito seja vulnerável a qualquer queda de desempenho da mão-de-obra.
Em segundo plano, a natureza das atividades de manuseio de materiais apresenta limitações ao uso de avançadas tecnologias de informação e ainda que considerado o uso de novas tecnologias, o manuseio de materiais é precipuamente manual.
Em terceiro plano é fato que o manuseio de materiais jamais foi administrado de maneira integrada com outras atividades logísticas. Por último, a tecnologia de automação somente apenas nos últimos anos encontrou um patamar consideravelmente satisfatório.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dado o aumento da produtividade e por consequência o aumento da competitividade empresarial no decorrer dos anos, a movimentação de materiais recebe enfoque, haja vista que embora não aumente o valor do produto final é responsável por manter o fluxo de materiais entre máquinas, centros de custos, células de manufatura ou mesmo entre as empresas se caracterizando primordial para o sistema produtivo daí sua importância para as empresas.
...