A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Por: JEFFSALES21 • 4/4/2022 • Monografia • 8.424 Palavras (34 Páginas) • 144 Visualizações
FACULDADE XV DE AGOSTO – FAQ
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Fátima Barbosa Sales
Jeff.sales@hotmail.com
RESUMO
Este estudo refere-se à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Considerando a necessidade de estudar o tema para entender a importância do trabalho realizado pelo portador de deficiência visual e qual os obstáculos enfrentados por eles no mercado de trabalho. Onde a pessoa com deficiência pode exercer seu potencial, como sua capacidade produtiva. Consideramos que este estudo tem grande relevância para o fortalecimento de debates da situação das pessoas com deficiência no campo do serviço social, visando à igualdade social e a plena cidadania. Para tanto se realizou um estudo através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com participação de pessoas com deficiência visual. Revelando a importância social de se investir na contratação da pessoa com deficiência, buscando uma sociedade mais justa, com o pleno exercício da cidadania.
Palavras - chave: Deficiência visual, negligencia, facilitadores,
2
ABSTRACT
This study refers to the inclusion of people with disabilities in the labor market. Considering the need to study the subject to understand the importance of the work done by visually impaired and what obstacles they face in the labor market. Where the person with disabilities can exercise their potential as productive capacity. We believe that this study has great relevance to the strengthening of discussions of the situation of people with disabilities in the field of social service, aimed at social equality and full citizenship. For such a study was carried out through literature, documentary and field research, with participation of people with visual impairments. Revealing the social importance of investing in the hiring of people with disabilities, seeking a fairer society, with the full exercise of citizenship.
Keywords - Keywords: Visual impairment, neglect, facilitators, social inclusion
3
INTRODUÇÃO
O processo de inclusão social de pessoas com deficiência é algo necessário dentro das organizações devido ao grande número de pessoas nesta situação e da alta procura no mercado por este tipo de mão de obra devido a Lei 8213/91[1], lei cotas para Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais. Art. 93 - a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência de acordo com a quantidade de funcionários da empresa. Nesse sentido perguntamos de que maneira ocorre a negligencia, por parte das empresas, na necessidade imposta pela lei de pessoas com algum tipo de deficiência, seja inserida dentro do quadro de funcionários das organizações?
Este projeto de TCC será útil à pessoas que tenham o interesse de conhecer como funciona o ambiente nas empresas que tenham funcionários com deficiência visual em seu quadro de funcionários, como elas se comportam diante da necessidade imposta pela lei 8213/91 que se refere a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas. Com pesquisas variadas sobre o assunto, esclarecendo dúvidas e como funciona a inclusão de pessoas com deficiência visual nas empresas.
O objetivo deste trabalho é explicar de forma clara e objetiva como ocorre a negligencia das empresas com relação a deficientes, buscar casos reais de pessoas que passam por esta situação, mostrar como algumas empresas buscam cumprir a lei corretamente oferecendo assistência a estes funcionários dando acesso a programas e espaços preparados e corretamente adequados para que possam desenvolvem suas tarefas com segurança e conforto. Como mostrar casos em que as empresas descumprem a lei e não dão suporte a estes funcionários.
4
Nesse sentido o trabalho justifica que ainda há muita displicência, por parte das organizações, referente a pessoas que possuem deficiência visual.
No primeiro momento utilizaremos a pesquisa documental como base deste trabalho para esclarecer como funciona no âmbito empresarial, a negligência. No segundo momento utilizar casos reais para comprovar a referência teórica através de pesquisa de campo.
5
BREVE HISTÓRICO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO
A sociedade desde o começo do mundo se preocupa com a aparência física da pessoa, por exemplo, os deuses da Grécia tinham uma aparência de perfeição, tinham um corpo sem falhas físicas, até mesmo os sacrifícios feitos pelos gregos exigiam que os animais não tivessem deficiência física. Em culturas como a grega, muitas pessoas com deficiência eram jogadas as margens da vida sem auxilio algum de familiares ou amigos, pois para aquela sociedade o fator primordial era o trabalho, e pessoas com deficiência não eram qualificadas. No caso das mulheres a exclusão era ainda maior, devido a preferência dos pais pelos varões.[2]
A inclusão hoje é assumida como um novo paradigma social e educacional que visa resgatar o sentido original do termo integração, defendendo uma sociedade mais justa e mais democrática, livre das práticas discriminatórias e segregacionistas que marcaram negativamente a história da humanidade, sendo construída num outro contexto cultural, político e ideológico, que é o atual (OLIVEIRA e MARQUES, 2003).
Com o passar dos anos as pessoas portadoras de deficiência tem ganhado espaço, podendo participar da sociedade exercendo o pleno direito de cidadão podendo com a ajuda da tecnologia tomar decisões de voto, estudar e também trabalhar. Através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo (A/RES/61/106), que foi aprovado em 13 de Dezembro de 2006 e entrou em vigor em 03 de maio de 2008, foi estabelecido que a pessoa portadora de deficiência tem direito a viver em igualdade e que seja feitas modificações de tal maneira que a pessoa com deficiência não se sinta em desvantagem ou em situação inferior ao não portador de deficiência.
...