A INFLUENCIA DA MA NO PERFIL DO EGRESSO DA FACULDADE DE MEDICINA
Por: tata162903 • 8/10/2020 • Resenha • 755 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
2.2 A INFLUENCIA DA MA NO PERFIL DO EGRESSO DA FACULDADE DE MEDICINA
Em vários países, a formação médica vem sendo discutida em vistas a adotar um currículo adequado à realidade dos sistemas de saúde e mais do que isto, à necessidade social local. Em nosso país, isto vem sendo realizado através de mudanças curriculares que vem acompanhando o contexto mundial, com o objetivo de formar um profissional que a sociedade contemporânea exige.(1).
Estando o Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) contido numa das etapas do TBL e sendo uma das metodologias mais estudadas quanto a sua influencia e resultado na formação dos médicos, cabe aqui relatar seus resultados neste processo.
Perrenoud (3), por exemplo, ao tratar a clínica como o momento de construção de saberes , de certa forma retoma esse modelo para analisar a formação médica, regida por uma lógica que tenta romper o acúmulo de informações propedêuticas, como no já descrito modelo flexineriano, antes de inserir os futuros médicos na sua atividade profissional.
No modelo pedagógico da ABP, busca-se , principalmente, fornecer ao estudante condições de desenvolver habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais aplicáveis tanto para o cuidado dos pacientes, quanto para a manutenção da postura de estudar para aprender pelo resto da vida. O estudante é estimulado a construir ativamente sua aprendizagem, articulando seus conhecimentos prévios com os outros estudantes do grupo, para a resolução de problemas- caso clínico, em relação ao TBL- selecionados para o estudo.
Em um contexto geral, o resultado de vários estudos comparando a utilização do ABP em relação ao ensino tradicional, observa-se que os resultados do primeiro são mais positivos . Estes resultados dizem respeito à que os graduandos se sentiram mais preparados ou foram avaliados amis positivamente por seus supervisores do que os graduandos dos cursos tradicionais, principalmente na dimensão social.
Nessa dimensão, destacam-se de forma recorrente as seguintes competências:
Fazer quadro competências adquiridas ABL:
. Comunicar-se de forma eficiente (10) (11) (16);
.Efetuar relacionamento interpessoal (8) 910);
.Lidar com pacientes de culturas diferentes(11) 916);
. Levar em conta aspectos psicossociais no adoecimento e no tratamento (11) (12) 15);
. Atuar em equipe; (9) (10) (11) (15) ;
. Lidar com questões éticas (11) (15) (16);
. Prevenção de doenças e promoção da saúde (9) (14) (15);
. Compreensão da articulação entre a atenção primária e o hospital (11) (15) (16).
Capacidades pessoais evidenciadas através do ABP: ( fazer quadro)
. Auto aprendizagem e busca por conhecimento (9) (10);
. Iniciativa (10);
.Lidar com a crítica e com limites pessoais (10) (12) *;
. Aceitar responsabilidade (10);
.Lidar com a incerteza(11) (12) (16); *
. Lidar com a saúde pessoal e bem-estar (11) (15) *.
*Forte nível de evidencia nos cursos de ABP por Koh e colaboradores (4).
Competências técnicas que envolvem habilidades médicas específicas que se mostraram mais vantajosas nos cursos de ABP em relação ao currículo tradicional: (outro quadro)
. Realização de história clínica, diagnóstico físico e prescrição (10) (11) (15);
...