A INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Por: andressaxdd • 4/5/2017 • Artigo • 921 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR: WILSON JOSÉ
Lista_exercicios_modulo3
(Referente as unidades 5 e 6 da Apostila)
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
ALUNO:ANDRESSA PEREIRA DE CASTRO MATRÍCULA:16.2.6757 POLO: SJC
Questões:
- Nesta questão o aluno deve dissertar sobre a teoria das vantagens comparativas e aplicar esse conceito para identificar qual a vantagem comparativa da localidade em que está instalado o seu Pólo de estudos.
R: Em cada pais um determinado produto é mais produtivo e pode ser destaque e apresentar vantagem.
Pode ser estabelecido vantagens comparativas em relação comercial e econômica sem ter restrições permitindo que cada país se especialize na produção em vista da vantagem, por exemplo o custo, mão de obra entre outros.
A produção de um pais estabelece oportunidades de custo baixo e produção que pode apresentar vantagem e desvantagem.
No Vale do Paraiba existe fabricas de diversos setores que importam e exportam sendo diversos ramos como indústrias químicas, a indústria aeronáutica, metalúrgicas entre outras.
A Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica é o maior complexo aeroespacial da América Latina que tem como especialização na fabricação de jatos regionais robustos e econômicos, adequados à realidade brasileira. Somou ao aprendizado inovador das grandes empresas do setor aeronáutico no mundo, e aproveitou suas vantagens comparativas e agregou as características necessárias para sua inserção no mercado global, também tem instalado White Martins, a Saint-Gobain, montadoras como a Volkswagen e Chery entre outras.
O foco da Teoria das Vantagens comparativas é o custo e a oportunidade que apresenta com finalidade custos mais acessíveis ao produtor e ao comprador no desenvolvimento do comércio global e o mercado comercial.
- Cite e comente os instrumentos de políticas protecionistas, que os governos podem adotar:
R: Os governos adotam politicas para protegerem seus produtos, suas industrias e sua economia. Estas praticas visam o favorecimento do produtor nacional frente aos concorrentes estrangeiros, ou seja, medidas que são tomadas para proteger o mercado nacional. Os instrumentos de políticas são:
Imposto de importação (Tarifas) é um valor adicional cobrado sobre as importações de produtos estrangeiros.
Quotas à importação é estabelecimento de quantidades fixas de importação, que consiste na limitação da quantidade de produto importado a um valor preestabelecido.
Subsídios a exportação é um benefício concedido aos produtores nacionais com vistas a ampliar o volume exportado.
Política cambial é a administração monetária que têm como objetivo principal manter o equilíbrio do fluxo de entrada e saída da moeda pelas autoridades é a taxa de cambio do país que têm regulamentação administrativas e imposição de normas e produtos importados com o objetivo de se restringirem as importações como barreiras sanitárias padrões de qualidade e etc.
- Comente sobre a taxa de câmbio e sua importância no comércio internacional.
R: A taxa de câmbio é um mecanismo mais importante em um país de economia aberta, sendo possível a troca que expressa a unidade de moedas nacional para a moeda estrangeira, sua variação pode acontecer por diversas variáveis econômicas sobre tudo relacionado ao comércio exterior.
A importância da taxa de cambio é o fato de não haver apenas uma moeda a ser empregada para pagamento das transações pelo fato de haver oferta e demanda em países que trocam entre si bens e serviços.
O poder da compra da moeda é dito os preços das mercadorias, serviços e investimentos e o saldo ser contabilizado em uma única moeda, ou seja, conversão.
Essa operação é conhecida como taxa de cambio que faz a conversão da moeda nacional na moeda estrangeira, por exemplo no comércio internacional a relação entre as moedas interfere automaticamente na dinâmica das relações comerciais do país, uma vez que modifica a posição dos preços internacionais.
- De acordo com a apostila da nossa disciplina de Introdução à Economia, conceitue desenvolvimento.
R: De acordo com a leitura da apostila trata-se das suas fontes de crescimento é o financiamento e o modelos, e indispensável para os econômicos que associam ao crescimento de um país, é o desenvolvimento uma condição eficiente da localidade e da região.
...