TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Liderança

Por:   •  21/12/2020  •  Ensaio  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Tratando-se de liderança, esse papel não é apenas responsável por medir a performance das equipes, hoje em dia não basta ser um bom líder, mas também é preciso ser um bom gestor.

Ter habilidade para tratar com diferentes personalidades, saber lidar com conflitos, situações difíceis, saber ouvir seus colaboradores, estar apto a lidar com as equipes e ter comportamento exemplar, são características fundamentais para se desenvolver um papel de líder.

Liderar não significa apenas controlar, mas informar de maneira correta e exponencial as metas da empresa para que os funcionários possam atuar de maneira efetiva seguindo a cultura da empresa, como também, reduzir a probabilidade de que um funcionário venha fazer algo que vá contra aquilo que a empresa e seus clientes valorizam.

O líder tem um papel de extrema relevância no andamento da companhia, sendo assim capaz de estimular e motivar sua equipe, a fim de, extrair o melhor de cada recurso.

Quando o líder consegue implantar uma boa gestão dos recursos, os negócios tendem a fluir de melhor maneira e eviram-se situações desnecessárias, que podem vir a afetar os resultados e também o desempenho dos colaboradores.

A liderança que entende amplamente padrões de comportamentos, tende a saber analisar de melhor forma efeitos intencionais e não intencionais que a cultura organizacional pode causa em cada individuo ou grupo, analisar o compreendimento do funcionário sobre a cultura e identificar heranças comportamentais antigas ou adquiridas sobre sua liderança.

Outro ponto importante é saber entender as características pessoais de cada líder e seus impactos no estilo de liderança e à cultura da empresa, isso está ligado diretamente a forma de comunicação dos líderes, como cultivam a cultura da empresa. Esse exerce um importante papel na manutenção do ambiente, em que o relacionamento satisfaça aos colaboradores.

O líder deve saber reforçar a mensagem, comunicar e alinhar as novas mudanças, para garantir que os colaboradores estejam atuando de forma mais próxima ao que a empresa valoriza.

Liderar quando o assunto é a cultura organizacional, traz um enorme peso que vai ao encontro dos objetivos traçados e precisam que foram ser alcançados para que a instituição seja sustentável e posicione no mercado.

O líder é a pessoa capaz de reunir características da cultura empresarial, colocando em prática no dia a dia da organização, atendendo as expectativas de forma correta e esperada de trabalhar e se relacionar com os colaboradores. O líder deve colocar em prática aqueles conceitos e ideais definidos na cultura da empresa tornando-os realidade e, evitando alterações para algo que esteja fora das propostas da empresa.

Nos dias de hoje, as empresas demandam cada vez mais por líderes que estimulem seus colaboradores e equipes a terem um pensamento inovador e criativo, o que pode refletir de modo positivo, e em alguns casos gerar aspectos negativos dependendo da interpretação.

Podemos tomar como base dois diferentes tipos de atuar liderar e dominar.

Segundo Hersey (2005), a liderança ideal é feita por quem sabe influenciar sem manipular, é flexível na medida exata para se adaptar rapidamente a situações diversas, não se deslumbra facilmente com o poder que o cargo lhe confere e, acima de tudo, vibra quando os que estão à sua volta são bem sucedidos. Somente o verdadeiro líder tem essa intenção de ajudar ao seu grupo a ponto de vibrar com uma vitória conjunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com