A Importância da Matemática Financeira nas Empresas
Por: Estefani27 • 25/9/2023 • Trabalho acadêmico • 743 Palavras (3 Páginas) • 74 Visualizações
[pic 1]
Acadêmico(s): Camila Fernandes Constant Cassiano
Estefani Dandara Neves Braz
Matemática financeira é uma parte que se dedica à análise de dados financeiros em geral, ela usa um conjunto de conceitos, como: a capital, o patrimônio, o juros, a inflação, o empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno entre outros. Observamos que ela oferece os instrumentos necessários para que se realizem avaliações sobre os recursos mais viáveis e não viáveis para uma empresa.
“A Matemática Financeira estuda as inter-relações entre essas diversas variáveis e seus problemas e estão basicamente relacionados com entradas e saídas de dinheiro no tempo”. Puccini 2011
A importância da matemática financeira não está apenas na teoria, são as aplicações práticas que fazem toda a diferença no acompanhamento das finanças e no crescimento dos negócios. Sobretudo a matemática financeira é de extrema importância nas tomadas de decisões nas organizações, quando ela é bem aplicada, traz uma lucratividade, tornando possível o processo de maximização nos resultados.
A aplicação da matemática financeira na gestão empresarial pode ajudar a reduzir custos e maximizar os lucros, portanto é necessário conhecer sobre a sua aplicação e conceito bem como a execução, como afirma Araújo :
“é aquele ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro no tempo [...].” (ARAÚJO 1992, p. 13).
O conceito de gestão empresarial é diversificado e extenso, combinando a análise, técnica e a matemática financeira conseguimos atingir os resultados esperados, nela podemos identificar se um processo fundamentado em estratégias, baseando em controlar as finanças, administrar recursos organizar processos, corrigir erros e evitar as falhas.
A gestão empresarial é um processo fundamentado em planejamento e estratégias que visam alcançar melhores resultados para o negócio. Para isso, são realizadas ações para mensurar problemas, evitar falhas, corrigir erros e medir números.
Para melhor decisão sobre o futuro da empresa é necessário que as projeções sejam fidedignas para o controle no fluxo de caixa, quanto mais assertivas são as informações melhor será o controle.
Baseando-se nos elementos da matemática financeira é possível fazer projeções seguras e não em intuições.
Um dos mais simples exemplos da matemática financeira utilizado pelas empresas são os juros simples e juros compostos.
Juros Simples:
Sem dúvida, um dos componentes mais utilizados da matemática financeira, sendo fundamentais para qualquer empresa. Trata-se de um modo de correção monetária no qual a taxa é calculada com base no capital principal, mas o mesmo valor para o rendimento mensal é mantido.
Embora os juros simples não sejam mais utilizados pelo sistema financeiro, é muito importante que o gestor os conheça bem pois eles são cobrados em aplicações bancárias, pagamentos de impostos e outras questões financeiras.
Juros Compostos:
Os juros compostos, adotados pelo atual sistema financeiro, são integrados ao capital, formando um novo capital que receberá novos juros ao mês. Bancos e outras instituições costumam utilizar esse regime de juros tanto na composição de financiamentos quanto na capitalização das aplicações financeiras.
Receber juros compostos é algo bom para qualquer organização, porém pagá-los costuma onerar o fluxo de caixa. Sendo assim, a importância da matemática financeira está ligada ao fato de que esses juros incorporados ao capital — sobre o qual novos juros serão incididos — precisam ser calculados com precisão. Da mesma forma, um investimento no qual a rentabilidade é calculada em juros compostos é muito maior e, por isso, mais atrativo.
...