A Importância da utilização de pesquisa de mercado para a abertura de uma nova loja
Por: diegoayy • 28/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.425 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
DIEGO AYLON FRANCO DE OLIVEIRA, RA: 5013440419
PROJETO DE MARKETING - SUPERMERCADO COMPRE BEM:
A importância da utilização de pesquisa de mercado para a abertura de uma nova loja
LEME, 2017
DIEGO AYLON FRANCO DE OLIVEIRA, RA: 5013440419
PROJETO DE MARKETING - SUPERMERCADO COMPRE BEM:
A importância da utilização de pesquisa de mercado para a abertura de uma nova
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing III (PROINTER III)
Tutor: Samuel Araujo Franco
LEME, 2017
INTRODUÇÃO
Inicialmente no Brasil, por volta dos anos 50, surgiu o esboço do que vimos hoje como supermercados. Eram armazéns e mercearias de pequeno porte e com um sistema simples de logística.
Hoje em dia, esses pequenos e nada complexos de comércio deram lugar a eficientes redes de distribuições, sistemas de planejamento, comunicação e estratégias. Os supermercados atualmente são o melhor canal de distribuição das indústrias, disponibilizando produtos de forma rápida e eficiente a todas as classes de consumidores.
Nesse ambiente de grande competição, seus gestores têm uma tarefa incessante de manter vantagens competitivas, principalmente com a entrada de grandes redes internacionais como o Wal-Mart e o Carrefour, sofisticadas, com técnicas de gestão e tecnologias de ponta.
Portanto, o Plano de Marketing é fundamental para prever e organizar ações estratégicas a fim de se posicionar de forma sólida nesse mercado.
Sendo assim, fará parte deste estudo o Supermercado Compre Bem, uma rede de supermercados brasileira fundada em 1994, com lojas em alguns estados e atualmente administrada pelo grupo Pão de Açúcar.
ELABORAÇÃO DE TEXTO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ANÁLISE DO AMBIENTE
Inicialmente, num plano estratégico, leva-se em consideração a análise do ambiente que trata informações pertinentes ao segmento de atuação. Podemos dividir a análise do ambiente em externo e interno.
Em relação ao ambiente externo, é feita a análise dos concorrentes, consumidores, fatores econômicos, políticos, culturais, sociais, legais e tecnológicos. Ao ser feita essa análise, nos deparamos com ameaças e oportunidades do negócio.
Já se tratando do ambiente interno, a análise se dá sobre os aspectos do bom ou mau funcionamento como um todo, como por exemplo, equipamentos, tecnologia empregada, recursos humanos e financeiros bem como os objetivos que guiam a empresa. Nesta etapa, estaremos analisando as forças e fraquezas da empresa.
A partir dessa análise inicial do ambiente, teremos informações fundamentadas para a elaboração do Plano de Marketing. Saberemos como está a economia local, quais os costumes e a cultura de sua população, o perfil do consumidor, o público e outras características pertinentes ao negócio.
PESQUISA
Para que todas essas informações sejam precisas, é necessário investir tempo e recursos em pesquisas, para que a coleta de dados seja feita de forma eficaz e eficiente. Assim, ao elaborar o Plano de Marketing, nos basearemos em informações reais e não em suposições. Depois de identificada o tipo de pesquisa e as formas para contemplar a pesquisa, faz se necessário determinar a abordagem da pesquisa e como o problema foi tratado. A abordagem quantitativa indica números e informações para serem convertidas em números e índices, buscando a objetividade, a validade e a confiabilidade. A qualitativa busca a descrição detalhada e aprofundada do fato para identificar sua realidade.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO – ALVO
Busca-se a identificação do segmento que deseja atingir. Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores:
Geográficos: É o tamanho potencial do mercado através da análise do local de atuação da empresa como bairro e cidade, por exemplo.
Demográfico: Perfil das pessoas como sexo, profissão, renda, escolaridade, por exemplo.
Psicográficos: Estilo de vida e costumes da população local.
Comportamentais: Hábitos de consumo, ocasiões de compra, principais estímulos, etc.
Esses fatores formam o processo de segmentação de mercado. Quanto mais se conhece o mercado, mais eficiente e eficaz será o Plano de Marketing.
DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO
Visa à definição da imagem que deseja transmitir aos clientes. Esta imagem deve conter características únicas, bem definidas, ser vista como um diferencial perante os concorrentes a fim de ganhar vantagem sobre eles e ser notada com maior destaque aos olhos dos consumidores.
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS
Busca pelo resultado que a empresa espera alcançar. Serve de orientação para as ações que a empresa irá desenvolver no Plano de Marketing. Os objetivos e metas devem ser claros, realistas, exequíveis e quantitativos, ou seja, podem ser medidos por meio das vendas, participação de mercado e satisfação dos clientes.
DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Uma das etapas mais importantes, as estratégias de marketing permitirão a empresa atingir seus objetivos e metas e proporcionarão maneiras de se diferenciar e obter vantagens perante a concorrência.
As estratégias de marketing combinam pontos fundamentais da ação de marketing, quais sejam: produto, preço, praça e promoção.
Produto: bem tangível (produto físico) ou intangível (serviço), ou seja, o que é ofertado para o consumidor. Em relação aos produtos, deve-se agregar valor sempre que possível, através de garantias, entrega gratuita, embalagens diferenciadas e de diversas outras maneiras.
Preço: Valor dos produtos ofertados. O preço ideal é aquele que, ao mesmo tempo, cobre os custos, proporciona o retorno para a empresa e é compatível com o que os consumidores acham justo pagar. Fatores relacionados ao preço também servem como posicionamento da empresa no mercado. A empresa pode passar uma imagem de barateira, praticando preços mais baixos que os praticados no mercado ou elevar seu preço, a fim de mostrar-se como uma empresa de mais qualidade. Portanto, os preços devem ser fixados buscando os objetivos e metas a serem alcançados pela empresa, seja para ganhar mercado, maximizar os lucros, eliminar a concorrência, etc.
...