A Indústria de Cimentos
Por: bigbig12 • 4/10/2019 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
O Banco Central do Brasil, conhecido como BC, BACEN ou BCB é uma autarquia federal que está integrada no Sistema Financeiro Nacional e vinculado ao Ministério da economia. Criado em 31 de Dezembro de 1964, pela lei nº 4.595. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o Banco Central brasileiro é uma das principais autoridades do país, tendo como o principal, o Conselho Monetário Nacional, mais conhecido como o CMN. O Banco Central recebeu esse poder de três instituições distintas, a Superintendência da Moeda e do Crédito(SUMOC), O Banco do Brasil(BB), e o Tesouro Nacional.
A SUMOC, criada em 1945, tem sua finalidade de desempenhar o controle monetário e maquinar a organização de um Banco Central como a responsabilidade de fixar os percentuais de reservas obrigatórias dos bancos comerciais, as taxas do redesconto e da assistência financeira de liquidez, e com os juros sobre depósitos bancários.
O Banco do Brasil adota as funções de banco do governo, mediante o controle das operações de comércio exterior, o recebimento dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais, e a execução de operações de câmbio em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, de acordo com as normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial, e Industrial.
O Tesouro Nacional era o órgão emissor de papel moeda, após a criação do Banco Central, adotou-se mecanismos voltados para o desempenho do papel de banco dos bancos. Em 1985, foi promovido o reordenamento financeiro governamental com a separação das contas e das funções do Banco Central, Banco do Brasil, e Tesouro Nacional. Em 1986, foi extinta a conta movimento e o fornecimento de recursos do Banco Central ao Banco do Brasil passou a ser claramente identificado nos orçamentos de ambas as instituições, eliminando-se os suprimentos automáticos que prejudicavam a atuação do Banco Central.
O processo de alinhamento financeiro governamental estendeu-se até 1988 quando as funções de autoridade monetária foram transferidas gradualmente do Banco do Brasil para o Banco Central, onde foram transferidas para o Tesouro Nacional a administração da dívida pública federal.
...