A Iniciação Científica
Por: Yuri Abellón • 10/8/2018 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
Iniciação Científica:
Palavras-Chave: Agronegócio,Cadeia Produtiva, Cadeias do Agronegócio, Agronegócio, Brasil, Mercado Consumidor, Eficiência Agrícola, Verticalização da cadeia produtiva, integração produtiva, Agribusiness/Agrobusiness
Artigo 1: Estudo de Caso
Traça a evolução histórica do agronegócio no Brasil, mostrando hoje em dia que o segmento ainda é lucrativo, apesar de ser muito mal organizado e desestruturado.
Antigamente o país se dedicava a apenas uma cultura, que era trabalhada ao máximo. Ex.: Café.
Nos últimos 20 anos, o tema deixou de ser visto como setor primário e se tornou agronegócio com enfoque sistêmico e cadeia produtiva. Sendo assim, se desenvolveu fortemente para atender todas as demandas que surgiram com o desenvolver da economia, abrindo espaço até para áreas dedicadas apenas à exportação e grandes redes de supermercado.
Sistema Agroindustrial, Complexo Agroindustrial, Cadeia de Produção Agroindustrial e Agronegócios. Batalha (2008, p. 10),
Além disso, trata das dificuldades do comércio no agronegócio, como a precificação, a perecibilidade dos produtos não industrializados, a variabilidade dos produtos e as variações climáticas. No país ainda temos os produtores rurais muito pouco instruídos e desorganizados, o que também os atrapalha no melhor desenvolvimento de suas tarefas, como por exemplo: planejamento, controle, finanças, entre outros pontos.
Artigo 2: A IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO PARA O BRASIL – REVISÃO DE LITERATURA
O agronegócio brasileiro compreende atividades econômicas ligadas, basicamente, a insumos para a agricultura, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo, a agroindustrialização dos produtos primários, transporte e comercialização de produtos primários e processados.
*Principais produtos do agronegócio nacional: álcool e açúcar, café, carnes e couro, produtos de origem bovina, suína e de aves, soja, fruticultura e produtos florestais.
*Crédito Rural (SNCR)
Artigo 3:
Agribusiness/Agrobusiness
O agronegócio no Brasil se iniciou com monoculturas, por exemplo o Pau Brasil. Durante o período colonial, nosso país se organizou pelos ciclos-agroindustriais, como a cana de açúcar, a borracha e assim o café, deixado de lado para a o investimento em industrialização.
Algumas das agroindústrias do país se formaram em torno do vinho, os móveis e a carne (bovina, suína e aves).
O agronegócio experimentou grande crescimento e profissionalização entres as décadas de 1970 e 1990, com o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, proporcionando a chegada a lugares antes considerados “inóspitos” para a agropecuária (NORDESTE?)
*Agricultura Tropical
*Atualmente, produtos oriundos do complexo de soja, carnes e derivados de animais, açúcar e álcool, madeira (papel, celulose e outros), café, chá, fumo, tabaco, algodão e fibras têxteis vegetais, frutas e derivados, hortaliças, cereais e derivados e a borracha natural são itens importantes da pauta de exportação brasileira. (VILARINHO, 2006).
As cadeias do agronegócio agregam valor às matérias-primas agrícolas, por meio do armazenamento, processamento e distribuição final, consolidando assim uma ligação entre a agricultura e a indústria.
...