A Inteligência Artificial vai Substituir a Área de Gestão de pessoas?
Por: Gislene Rocha • 24/3/2019 • Artigo • 439 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
A Inteligência artificial vai substituir a área de gestão de pessoas?
Outro dia em sala de aula, um aluno me perguntou se no futuro, a IA - Inteligência Artificial substituirá as pessoas que trabalham na área de gestão pessoas?
Parei para pensar antes de responder, realmente a inteligência artificial já faz parte de várias ações de gestão de pessoas nas diversas empresas.
A começar pelo processo seletivo, como filtro na análise de currículos, passando pela entrevista de triagem. Sim a IA faz entrevistas com base em seus algoritmos e dados compilados pelas respostas e consulta as redes sociais, além de convidar o candidato a participar de games e avaliar se o candidato está apto para passar para a próxima fase do processo.
Em outras empresas, a IA já é utilizada para responder a situações referentes a dúvidas no pagamento, férias e até avaliação de desempenho.
E com todas essas habilidades qual será a tendência? Podemos observar que todas as habilidades descritas anteriormente são técnicas e que demandam muito tempo da equipe de gestão para serem concluídas. Processos seletivos que envolvam muitos candidatos como é o caso trainees, operadores de telemarketing dentre outros, costumam demorar semanas até que todos sejam avaliados, com a IA esse processo pode ser reduzido há horas.
Quanto mais tempo a área se dedica a assuntos técnicos, menos tempo despende nos assuntos comportamentais, que é uma de suas principais habilidades.
Criar programas e projetos para que os colaboradores despertem suas habilidades comportamentais criando estratégias de desenvolvimento organizacional fortalecendo o time e as relações de colaboração mútua faz parte de suas ações, muitas vezes negligenciadas por falta deste tempo.
A área precisa se dedicar na orientação e desenvolvimento dos colaboradores nos processos de aprendizagem constante. As pessoas precisam aprender a aprender sempre, principalmente pela realidade das constantes mudanças. Por conta desta realidade, ajudar a fazer empresas mais éticas não somente no papel, principalmente em suas condutas.
E para que o aluno não fique sem resposta, a IA vai ajudar muito, não somente a área de gestão de pessoas, mas todas as áreas no quesito técnico, eliminando atividades burocráticas e desgastante, para os colaboradores.
Não vejo a IA substituindo habilidades comportamentais da área como comunicação assertiva, negociação das ações junto aos colaboradores, criatividade no ajuste de condutas, a conversa que acolhe, o abraço que impulsiona, o brilho do olhar quando as pessoas sentem que efetivamente fazem parte de um time com um propósito maior. A IA, não é capaz de sentir e transmitir emoções pelo ao menos em médio prazo, o que, a meu ver, faz uma grande diferença na condução da área.
...