TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introd. a Administração - Claudio da Fonseca Barbosa - Matrícula -19116100047- Lic. em Turismo - Polo - Macaé

Por:   •  28/8/2021  •  Resenha  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD2

Período – 2020/2º

Disciplina: CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

Coordenadora da Disciplina: Monika Richter

Mediadora à Distância: Jessica Martin

Mediadora Presencial: Madalena

Esta segunda avaliação à distância apresenta-se de maneira diferenciada: é composta por duas atividades, a qual vocês devem escolher uma delas para o desenvolvimento do trabalho:

i) A partir da dissertação de mestrado em anexo de Laíze Leite Vieira intitulada “SIGWEB Aplicado ao Turismo: Novas Formas de Comunicação para um Novo Turista” faça uma resenha priorizando os capítulos III e IV. O texto deverá ter entre 4 e 6 páginas e o tamanho máximo de 2MB;

“SIGWEB APLICADO AO TURISMO: NOVAS FORMAS E COMUNICAÇÃO PARA UM NOVO TURISTA”. (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE LAÍZE LEITE VIEIRA CAPÍTULO III E IV).

Vieira, Laíze Leite formação acadêmica em Turismo pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (2006), Especialista em Turismo cultural e Meio Ambiente pela Faculdade de Araguaia (2007), Mestre em geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. (2013), Atualmente integra o corpo técnico administrativo do UFG e a atua como Especialista em Desenvolvimento Pessoal com Formação em Business e Executive Coaching, Master Coaching e Análise Comportamental.

Nos capítulos III e IV, a professora Mestra irá explicitar como a cartografia do Turismo, tem buscado na geotecnologia e geoprocessamento de informações, dados mais precisos e reais, para que o visitante tenha antes mesmo que chegar ao local a ser visitado. Trazendo assim uma segurança e conhecimento do que ele irá consumir no produto turístico.

O trabalho apresentado pela Mestra Laíze, tem como objetivo destacar e instrumentalizar a importância do SIGWEB, como uma ferramenta complementar e de significativa relevância na demanda da cartografia turística, na espacialidade de uma localidade, quando o turista procurar obter informação.

Essa dissertação é voltada para graduados em Turismo, estudiosos da área do Turismo, da Geografia e instituições governamentais, como um estudo de referência para o aprimoramento da Cartografia do Turismo. Demostrando de maneira mais eficaz as potencialidades geográficas, com informação da espacialidade natural, cultural, patrimonial e a identidade do local georreferenciado.

Tendo como foco principal o visitante, que terá através dessa nova disposição, um maior leque de informações possíveis, sobre o local ou atrativo que planeja visitar. Com orientação interativa e um conhecimento do que ele vivenciará em sua estadia na área do espaço geográfico, ao qual apresenta o atrativo turístico.

No capítulo III de seu trabalho dissertativo, a Mestra pontuará a cartografia e a geotecnologia no Turismo, onde utilizará de forma técnica e didática no espaço turístico, todo seu complexo conjunto de dados informacionais, rico em imagens e mensagens que serão de forma organizada a ser apresentada ao turista.

Desde que a humanidade surgiu, vem dispondo da utilização de mapas e cartas cartográficas, da área que o circunda ou de seus deslocamentos. Todos nós em algum momento de nossa Trajetória já manuseamos ou utilizamos um mapa por diversos interesses, no Turismo não tem sido diferente. Esse segmento da cartografia tem sido o diferencial na promoção e divulgação do mesmo, diante do turista que busca informação sobre o território a ser visitado.

“O turista espera obter estas informações com máxima eficiência, mínimo tempo

e custo coerente com seus recursos (MENEZES; FERNANDES, 2003).”

Segundo Menezes Fernandes, a cartografia tem se destacado como uma ferramenta de marketing para divulgação do Turismo, permitindo ao visitante as condições essenciais do conhecimento da área turística a ser visitada. Com o máximo de dados do georreferenciamento geográfico desse atrativo e seus equipamentos. Assim o turista tem se apropriado cada vez mais das ferramentas da ciência cartográfica, através de uma cartografia digitalizada.

Nos últimos anos temos visto uma tendência mundial pela utilização da Web (SIGWEB), para obter informação sobre a destinação turística. O Brasil tem investindo pouco nessa nova exigência, que é uma das estratégias voltada para alavancar o setor em expansão, com sérias deficiências nas localidades ou na área de potencialidade.

A comercialização dos espaços naturais e humanizados tem sido acompanhada de fatores estratégicos para sua divulgação, a SIGWEB é uma nova ferramenta para oferta do produto turístico, ou seja, de paisagens e todos os seus equipamentos naturais e geográficos. As áreas que têm espaços consolidado para o Turismo ou as possíveis potencialidades, podem ser bem mais apresentada de maneira a constituir uma sustentabilidade da oferta turística ao publico. De modo a valorizar os aspectos ambientais e sociais. Trazendo sempre reflexões e acompanhamento econômico a comunidade local, desenvolvendo uma integração e preservando modos e costumes culturais do local.

Com abandono desse setor pelo poder público em âmbito municipal, estadual e federal, há uma necessidade urgente de desenvolver propostas e leis, com políticas públicas para o Turismo. Como investimentos na cartografia do Turismo, tendo foco na sua digitalização para uma interatividade das cartas e mapas pelos turistas.

A cartografia pode ser um grande motor para o desenvolvimento de regiões com capacidade de se tornar um atrativo turístico, através de promoção e divulgação da geotecnologia e geoprocessamento de dados e informações do local, possibilitando grande ganho socioeconômico e sociocultural.

O setor turístico mundial, tem investido na cartografia digitalizada e nas geotecnologias, através de softwares voltados para que os visitantes tenham uma inteira afinidade com área, antes de chegar ao local de destino turístico. Isso tem ocorrido até mesmo com áreas que são consolidadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com