A LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Enzo Nascimento • 21/4/2022 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS
ADMINISTRAÇÃO
Anna Carolina Toledo Velozo
Enzo Vinicius de Oliveira Nascimento
Érika Akemi Jorge
Gabriel Lobato Nascimento
João Gabriel Silva dos Santos
Márcio Minoru Nozuma
Richard Allan dos Santos Gomes
A1
LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
São Paulo – SP
2021
RESENHA CRÍTICA
Analisando a situação apresentada, pode-se concluir que o conhecimento do Sr. Carvalho a respeito da maneira como os colaboradores agem e negociam será fundamental para que a negociação com a nova organização de plano de saúde seja bem sucedida. Seu papel como líder informal na empresa é o diferencial em relação a Edgar (Líder Formal), já que esse posto proporciona uma posição muito mais próxima e empática junto aos outros colaboradores da “Good Air”.
É provável que ao Sr. Carvalho tomar a frente das negociações, os colaboradores mudem sua postura inflexível e tendam a buscar uma maior sinergia no acordo já que o mesmo oferece benefícios para ambos os lados (empresa e colaboradores).
Mostrar conhecimento a respeito das crenças, valores e necessidades dos colaboradores da empresa será extremamente benéfico já que durante a negociação pode-se usá-los nos argumentos para mostrar como a proposta de mudança de plano de saúde pode ser tão benéfica para eles (colaboradores) como para a empresa.
______________________________________________________________________
DIFERENÇA DE LIDERANÇA FORMAL E INFORMAL
LIDERANÇA FORMAL é o modo de designar indivíduos que dentro de um certo grupo são oficialmente apontados como líderes. Por exemplo, professor no ambiente escolar, CEOs num ambiente empresarial ou o capitão dentro de uma equipe esportiva.
LIDERANÇA INFORMAL é um processo que ocorre de forma natural dentro de um grupo de pessoas que estão reunidas em torno de cumprir um mesmo objetivo. Quando um membro se destaca e funciona como ponto central de informação, satisfação ou alguma outra necessidade deste grupo, ele passa a exercer influência no comportamento do grupo.
Ou seja, nem sempre existe indicação para escolha deste líder. A sua liderança surge de maneira independente da organização formal da empresa. Não está necessariamente ligada à função de chefia. O líder informal possui recursos que atendem às necessidades do seu grupo, que em troca o valoriza e o apóia para continuar a receber aquilo que satisfaz suas necessidades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MOREIRA, Erlei. Lideranças. Erlei, ano. Disponível em: <http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/ARTIGOS/106.htm> Acesso em: 30 de agosto de 2021.
...