A Liderança como fator de sucesso empresarial
Por: Pathy22 • 14/8/2018 • Dissertação • 7.473 Palavras (30 Páginas) • 807 Visualizações
Liderança como fator de sucesso empresarial
Aluno: Patrícia Donato da Silva
Professora Orientadora: Lucia Maria Panezi Zimmermann
Resumo
A gestão de talentos tem sido um ponto fundamental para o futuro das organizações que, dessa forma, passaram a valorizar mais o processo de avaliação de desempenho e de desenvolvimento de seus talentos. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo identificar como o processo de gestão de pessoas influencia no desempenho das empresas, considerando o perfil do líder que mais se adéqua às exigências do mercado. Para melhor fundamentar a pesquisa, empregou-se uma análise com base em referências bibliográficas sobre o papel do líder na gestão de talentos. Apresenta a importância da liderança como fator de sucesso.
Palavras-chaves: Liderança; Gestão; Talento.
INTRODUÇÃO
O cenário de Gestão de Pessoas é composto por funcionários/colaboradores (pessoas) e organizações (empresas). Para Cardoso (2006) as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingirem os seus objetivos individuais e pessoais, por outro lado, as organizações também dependem das pessoas para levarem o nome da empresa adiante, venderem e produzirem seus produtos. Ou seja, há uma relação de dependência e reciprocidade.
Costa (2010) ressalta sobre a forma de desempenho. Ele afirma que para que esse processo transcorra adequadamente, cada um dentro da empresa tem um papel a desempenhar. Sendo assim, o papel do líder assume cada vez mais importância para a conquista dos resultados desejados pelas organizações.
Ao líder cabe a responsabilidade de conduzir sua equipe de trabalho mantendo-a motivada, confiante e focada num objetivo comum. Diante de equipes, segundo Mesquita (2017), cada vez mais mistas, é fundamental que o líder perceba os diferentes modos de trabalhar de cada geração e invista na capacitação de jovens motivados e treinados para posteriormente ocuparem possíveis cargos de liderança.
Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o papel do líder na gestão de talentos dentro de uma organização frente às práticas e políticas de gestão de pessoas adotadas em empresas e propor sugestões de práticas de gestão de talentos que viabilizam o sucesso.
Sabe-se que através de uma política de gestão de talentos bem estruturada torna-se mais fácil gerir pessoas. Funcionários satisfeitos produzem mais e melhor; e à medida que percebem a qualidade dos produtos oferecidos, têm orgulho de seu trabalho.
Visando facultar a compreensão do tema investigado serão destacadas as bases conceituais mais relevantes, conectadas a outras questões igualmente importantes. Os tópicos abordados serão: a gestão de talentos, a atração de talentos, a retenção de talentos, definições e tipos de liderança, perfis e características que todos os líderes devem possuir; comparações entre lideranças do passado com a do futuro e o papel do líder frente à gestão de talentos.
No que decorrer de todo o processo de liderança deve-se abrir uma nova perspectiva nos conceitos mercadológicos. O ato de motivar, agregar e respeitar as práticas legais são atitudes fundamentais para o crescimento de qualquer ramo de negócio. Essa ética mercadológica perpetua um referencial competitivo na manutenção dos talentos organizacionais. Muitas empresas fracassam por falta de uma liderança eficaz e motivadora. Atualmente ainda existe uma confusão de significados entre liderança e chefia. Muitos associam chefiar a liderar.
A fim de encontrar respostas para questionamentos sobre como melhorar, planejar, aplicar, mudar, elaborou-se um estudo por meio de pesquisa bibliográfica e de campo — uma análise de descrição das práticas e estratégias avaliativas visando construir um futuro promissor e um presente sólido na organização.
O presente trabalho estuda a importância do líder e a diferença entre liderança e chefia. Faz um retrospecto do processo da atividade de formação.
Objetivos
Objetivo Geral
Diante da importância de consolidar a sobrevivência e crescimento da organização, definiu-se como objetivo específico: identificar e analisar a importância da liderança e propor a implementação desse sistema/processo.
Esta pesquisa analisará a liderança em diferentes vertentes, a auxiliar as organizações a potencializarem as competências de seus recursos humanos, com a finalidade de suportar o crescimento do negócio e manter-se competitiva frente a concorrência global.
Justificativa
O novo ambiente de informações levou as empresas a fornecerem aos seus colaboradores programas e ferramentas de aprendizado. Essas estruturas se tornaram ferramentas para treiná-los, na tentativa de lidar com as mudanças constantes. As empresas permaneceram competitivas e a necessidade de elementos de destaque que possibilitem o aprimoramento em frente à concorrência surge com urgência. É ela que move o mercado e aciona as possibilidades mercadológicas e econômicas.
Isso fez com que o mercado buscasse funcionários flexíveis, com a habilidade de se adequar às alterações e incertezas do ambiente de trabalho. O avanço tecnológico é o indicador de maior expressão dentro dessas rupturas e com isso o processo avaliativo se torna precursor do sucesso.
Justifica-se a escolha do presente tema pela relevância do assunto e para o sucesso das empresas. Conscientizando-as de terem objetivos claros e definidos para médio e longo prazo. Os valores e princípios sendo recordados periodicamente; o processo de crescimento e de retorno para a empresa ocorrerá com certeza.
Pesquisa exploratória e descritiva — descrição e exploração das variáveis. As fontes foram primárias e secundárias, livros e artigos, revisão de literatura. O resultado da pesquisa é qualitativo, trazido em forma de conceitos e ideias. No que diz respeito à aplicação o método de pesquisa se deu por meio de livros — pesquisa em bibliotecas e livros pessoais —, artigos e manuscritos pesquisados na internet.
2. REFERENCIAL TEÓRICO:
2.1. Definição de liderança
O conceito de liderança vem passando por transformações ao longo dos anos, diversos autores divergem sobre o tema e como definir da melhor forma esta palavra tão utilizada nos dias atuais.
...