ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: INTERLIGAÇAO QUE PROPORCIONA O SUCESSO EMPRESARIAL
Por: Miche1206 • 26/10/2015 • Artigo • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 436 Visualizações
FACULDADES PLANALTO
Michele Cristina Busatto Teixeira
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: INTERLIGAÇÃO QUE PROPORCIONA O SUCESSO EMPRESARIAL.
Passo Fundo
2005
Michele Cristina Busatto Teixeira
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: INTERLIGAÇAO QUE PROPORCIONA O SUCESSO EMPRESARIAL.
Trabalho de Graduação apresentado na disciplina de Contabilidade Geral do Curso de Administração - Habilitação em Administração de Empresas da Faplan - Faculdades Planalto
Prof. Gustavo Londero Brandli
Passo Fundo
2005
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: INTERLIGAÇÃO QUE PROPORCIONA O SUCESSO EMPRESARIAL.
Michele Cristina Busatto Teixeira[1]
Resumo: A contabilidade exerce papel fundamental na sociedade, pois através das informações fornecidas por esta, os usuários tomam decisões tendo em vista a empresa. Um dos principais usuários das informações contábeis é o administrador baseando-se no fato da necessidade de decisões precisas e corretas alcançadas somente mediante o manuseio das mesmas. Isso ocorre, pois através da contabilidade verifica-se a situação da empresa, as reais condições de expansão, as necessidades de reduzir custos ou ainda a necessidade de buscar recursos. Imagina-se como seria possível a resolução de problemas ligados aos recursos da empresa caso os dados obtidos pelo contador fossem sigilosos e de acesso restrito, ou ainda, se a contabilidade fosse elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais sem permitir a troca de informações sobre a situação atual do patrimônio. Portanto neste presente artigo demonstrar-se-á algumas características da administração bem como da contabilidade onde a união dos conhecimentos proporcionados por estas ciências gerará êxito e prosperidade para a organização.
Palavras-chave: Administração. Contabilidade. Interligação.
Introdução
As ciências sociais, interligadas, produzem benefícios aos usuários, pois permitem a permuta de informações para o alcance de determinada meta. Mesmo que possuam objetivos diferenciados como, por exemplo, no fato de administração e contabilidade serem uma ciência social.
Para comprovar este enunciado Marion (2005) diz que a contabilidade é uma ciência social no momento em que estuda o comportamento dos bens incorporados ao patrimônio de acordo com as ações humanas enquanto que a administração é uma ciência social quando possui a incumbência de gerenciar o patrimônio para o empreendedor por meio do esforço humano.
Assim aliar a administração à contabilidade torna-se imprescindível nos dias atuais, pois as respostas, dos assuntos ligados às posses da empresa, encontram-se fundamentadas nas informações fornecidas pelo contabilista.
Pode-se concluir isto perante uma busca pelo conceito de cada uma dessas ciências, ressaltado por Luft quando escreve “Contabilizar – escriturar, lançar sistematicamente fatos relativos às atividades econômicas de uma empresa em livros apropriados”... “Administrar – gerir, dirigir (negócios), ministrar, conferir, governar, dirigir como administrador”. Logo se percebe que o contador fornece os dados necessários para que o administrador organize e tome o melhor caminho para o progresso do negócio.
A ciência de administrar.
Administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em decidir sobre objetivos e recursos, interpretar esses objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação por meio de planejamento, organização, direção e controle.
Então cada organização e cada empresa requer a coordenação de várias atividades, a resolução de problemas e a definição de objetivos, condução de pessoas, avaliação de desempenho do ser humano frente às metas do empreendimento e ainda a obtenção e a destinação de verbas; todas estas ações serão realizadas pelo administrador.
A contabilidade em prol de outras ciências.
A contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem como finalidade controlar o patrimônio das entidades sendo pessoa física ou jurídica, apurar o resultado do exercício e compara-los com exercícios anteriores e prestar as informações obtidas, do controle e do resultado, para os usuários.
Os profissionais de contabilidade, no exercício de suas atividades, produzem informações que afetam diretamente a vida das pessoas, das entidades, do Fisco, de investidores, de clientes, de credores, de administradores e demais beneficiários dos conhecimentos e das práticas contábeis. Assim devem transmitir a imagem fiel da entidade com transparência nas informações prestadas.
A importância da ciência contábil pode ser observada quando Nunes cita Fortes dizendo: “Ainda não foi inventado um sistema de registro, controle e análise patrimonial para a gestão do patrimônio das entidades que seja mais eficiente do que a contabilidade” (FORTES 2001 apud NUNES, 2004, p.4.).
Interligação que proporciona o sucesso empresarial
A união ou a interligação de duas ou mais ciências em prol de um objetivo maior tornou-se necessário e fundamental como, por exemplo, no treinamento de um atleta se faz necessário a interligação de conhecimentos de um nutricionista e profissional de educação física ou de um fisioterapeuta para que os rendimentos físicos do desportista superem-se a cada dia.
Assim também ocorre na área administrativa e contábil e esta constatação pode ser caracterizada quando Crepaldi diz:
Dentro do conceito da ciência chamada contabilidade estão embutidos conceitos administrativos que interessam a quem usa esta ciência.
Controle – é o acompanhamento das atividades da organização. Através dele, o administrador observa se o comportamento da organização está de acordo com os planos traçados.
Planejamento – é o conjunto de linhas de ação e a maneira de executa-las para alcance dos objetivos.
...