A Linguagem corporal
Por: amorim.aamanda • 2/5/2018 • Resenha • 502 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
A Linguagem Corporal
Livro resenhado:
Weil, P. e Tompakow, R. O Corpo Fala. Editora Vozes, 1986.
A obra foi criada por Pierre Weil, um conhecido educador e psicólogo francês que residiu no Brasil, autor de cerca de 40 outros livros. E ilustrada por Roland Tompakow.
Aborda como tema principal a linguagem corporal, que muita das vezes pode ser mais verdadeira do que a falada, mas que é praticamente ignorada por grande parte das pessoas. E se dá por gestos, olhares e até mesmo posições do corpo.
A comunicação é imprescindível nas nossas vidas, tanto nas relações pessoais, quanto negociais e até educacionais. A maneira como é transmitida pelo corpo e percebida pelo receptor, pode alterar o conteúdo da mensagem que quer se passar, seja apontando as mentiras, expondo verdades inconscientes e/ou reforçando idéias. O livro nos atenta para o que pode ser emitido sem perceber na mensagem corporal.
Retrata a linguagem corporal através da simbologia de uma esfinge composta por boi, leão e águia. O boi representa o abdômen e significa a vida instintiva, mostra os desejos e apetites, como dormir, respirar e atração sexual. O leão representa o tórax, que é a vida emocional, mostra sentimentos como ódio e medo. A águia apensar de representar as asas, significa a vida mental, intelectual e espiritual. E a face humana, representa o conjunto, o domínio dessas três partes. Por exemplo, quando o boi está em evidencia: uma pessoa que avança o abdômen tende a gostar de boas refeições, sentir-se á vontade diante de uma mesa farta de jantar; o leão, evidencia-se o tórax, onde está localizado o coração, o EU, portanto uma pessoa em que o tórax está encolhido, é tímida, submissa, ou está dominada naquela situação.
Na cabeça tem-se também a representação dos três animais: o boi pode ser representado pela boca, por onde entram os alimentos, o leão é representado pelo nariz, de onde entra o oxigênio que vai para os pulmões e os olhos representam a águia, como o espelho da mente. A face pode expressar sentimentos como encanto, felicidade, tristeza e indecisão.
Até mesmo a inclinação do corpo transmite mensagens. Se uma pessoa está com o corpo inclinado para trás, significa que está relaxado, confortável. No entanto se estiver com os músculos tensos, pode significar resistência ou rejeição.
A águia ama o raciocínio, o leão o sentimento e o boi os prazeres simples. Qualquer um deles pode se sobressair em diversas pessoas, mas nenhum pode ser descartado. O ideal é trabalhá-los para que haja harmonia e estabilidade entre si.
O livro usa da linguagem verbal e não verbal para explicar e exemplificar todo este estudo, o que facilita a compreensão do leitor. O conteúdo é importante para que se dê uma comunicação eficiente e eficaz, nos ensina a enxergar e compreender o que o corpo das pessoas tem a nos dizer e nos atenta também para as mensagens que o nosso próprio corpo, acrescido de gestos e movimentos tem exposto as outras pessoas.
...