Genero Textuais Do Narrar E Linguagem Corporal
Trabalho Universitário: Genero Textuais Do Narrar E Linguagem Corporal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RosimereNunes • 22/9/2013 • 1.860 Palavras (8 Páginas) • 861 Visualizações
TEMA: OS DESAFIOS DO ESTUDO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
RESUMO
O ensino da matemática possui uma influencia importante na formação cidadã do educando, sabendo nós que, esta ciência não deve ser tratada como uma ferramenta utilizada para desenvolver isoladamente o raciocínio e as habilidades cognitivas, contribui para a formação plena do educando como um ser crítico formador de opinião. A importância do estudo está na perspectiva de redirecionar o olhar para a matemática, abordando os benefícios, os valores e tratar sobre um ensino voltado para a construção de uma formação de qualidade. Acredita-se que é através da educação que o aluno faz-se capaz de desenvolver padrões de comportamento. Desse estudo concluiu-se que o ensino da Matemática é um dos elementos fundamentais para a formação social e intelectual do aluno, fazendo deste um ser humano dotado de conhecimento, possuidor da capacidade de evoluir culturalmente, se tratando de um cidadão apto e preparado para lidar com as mudanças da sociedade. Assim sendo imprescindível o desenvolvimento da autonomia, da criticidade, da criatividade e da capacidade de argumentação, assim se comprovou a importância do ensino da Matemática como componente curricular.
INTRODUÇÃO
Podemos observar que, de tempos em tempos, a mesma pergunta retorna à mente de muitas pessoas: Por que estudar Matemática? Essa pergunta permeia a cabeça de muitos jovens e adultos que não conseguem entender a importância dessa disciplina na vida de cada um.
As pessoas precisam de razões para estudar Matemática, ou razões para estudar qualquer outra coisa que não consigam definitivamente enxergar, a curto prazo de tempo, a aplicabilidade desse estudo. É imprescindível desenvolver o conceito matemático no ser humano, a partir da mais tenra idade já que esse estudo estimula a descoberta: como é experimental, leva os estudantes a concluírem os resultados pelos seus próprios caminhos e o desenvolvimento de autonomia e independência: o estudante cria seus próprios métodos para a resolução de problemas.
A Matemática é essencial na vida cotidiana, precisamos dela para calcular tudo, preparar um bolo, construir e reformar uma casa, despesas do mês. Estuda-la desenvolve o raciocínio e lidar com números e cálculos desenvolve o estudante e auxilia o raciocínio nas outras disciplinas.
O desafios dessa disciplina desenvolve a concentração do estudante o que é muito importante e necessária para o estudo da Matemática e de outras disciplinas, fornece o prazer de ultrapassar desafios leva ao amadurecimento do estudante levando para toda a sua vida.
Atividade divertidas de matemática com jogos como memória, xadrez, batalha naval, etc., exigem noções de Matemática e ajudam o desenvolvimento do ser humano. Além de ajudarem a reverter à aversão que muitos têm da matéria que de cara parece ser um desafio; fora que é importantíssima a valorização do estudante através da competição sadia; Ao preparar-se para as Olimpíadas de Matemática, desenvolve o gosto pelos números e revela talentos. Desenvolve a criatividade, a versatilidade e a superação de desafios no cotidiano.
Estas são algumas razões relevantes para se estudar a Matemática desde cedo, desenvolvê-la nos jovens para que possam aplicar intuitivamente ou não, na sua vida futura.
JUSTIFICATIVA
Visando mudar a imagem da matemática de vilã entre as disciplinas e de fator de exclusão social que muitos não percebem mas vem sendo uma forma de escolher e excluir alunos, podendo ser mudado esse quadro quando a matemática quantitativa der lugar à matemática qualitativa.
A Matemática vem, desde muito tempo sendo considerada a vilã entre as matérias do currículo básico. O seu estudo é criticado por muitos especialistas em educação. Sua forma de ser vista e trabalhada é muito fria, sem história e sem sentido. Este trabalho busca lembrar outras formas de se estudar Matemática, busca tirar o seu estudo do papel de vilão, de fator de exclusão social. Talvez os professores não percebam, mas a Matemática há muito tempo vem sendo uma forma de escolher e excluir alunos, e este papel só deixará de ser desempenhado quando a Matemática quantitativa der lugar à Matemática qualitativa.
Um estudo que vise buscar outros caminhos para o ensino-aprendizagem de Matemática, ou até mesmo apenas discutir e apontar falhas do atual modelo de ensino matemático é justificado por um pequeno questionamento quanto à repetência e não aprendizagem da disciplina Matemática. O objetivo de estudo deste trabalho é descobrir e apresentar como, quando e porque se dá a aprendizagem Matemática e procurar mostrar outros caminhos para estabelecer esta aprendizagem de forma verdadeira e engrandecedora para o aprendiz. É preciso demonstrar o tempo todo a necessidade de se iniciar o estudo da Matemática com o conhecimento que o aluno traz consigo do seu meio social e cultural, que a ruptura brutal e/ou desprezo de seu conhecimento extra-escolar vai apenas acentuar um relacionamento de dominante e dominado entre professor e aluno e não facilitará em nada a aprendizagem.
Procurando fazer uma crítica à forma como a Matemática é vista e ensinada em nossas escolas e procura-se traçar uma diretriz de um estudo mais eficaz deste conteúdo. Procurar também, tratar a forma como a matemática é aprendida pelo educando. Devemos salientar que este estudo é bastante despretensioso, foi uma pesquisa que serviu de aprendizado, busca de um “como ser um professor melhor” para o jovem do futuro e do presente. Entre todos os tipos de novas tendências de ensino da Matemática, a resolução de problemas foi escolhida para ser mais bem estudado por ir de encontro ao nosso pensamento e convicção de que toda e qualquer cultura merece respeito por parte de todos.
A importância da escola para se evitar um futuro sem esperança cabe ao professor procurar renovar seus métodos e pensamentos para formar alunos críticos, atuais e atuantes. Só assim teremos perspectivas de um futuro brilhante.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
O aprendizado da matemática deve ter como principal objetivo contribuir na formação da cidadania. A sua evolução está associada à inserção do indivíduo, no mundo do trabalho, no da cultura e no
...