A METODOLOGIA DE ESTUDO
Por: Hara123 • 14/8/2017 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Aluno: Harã de Almeida Prata Moreira
Matricula: 17213110369
Curso: Adm. Pública
Polo: Itaocara
No texto a autora descreve como adequada ao processo formativo do aluno, a leitura compreensiva. Para realizar uma leitura compreensiva é preciso passar por cinco etapas de analise, quais sejam:
Analise textual: onde se dá o principio do processo de uma interpretação mais profunda do texto.
Analise temática: nesta é preciso buscar assimilar a intenção do autor do texto, entender o que ele quer dizer, contudo sem a realização de criticas. Nesse contexto, deve-se detectar o problema trazido pelo autor a fim de que seja identificada a ideia central defendida por ele. A ideia principal trazida no texto revela e transmite a linha de raciocínio usada para propagar a mensagem, o pensamento do autor. A partir de então será possível constituir uma espécie de plano sobre as ideias secundarias, bem como a ideia principal descrita no texto.
Analise Interpretativa: Esta é a fase em que o leitor deve emitir uma critica diante das ideias contidas no texto, durante esta analise de interpretação é necessário deixar de lado as interferências do senso comum e valer-se de um juízo próprio. Existem dois momentos na analise interpretativa. Primeiramente, deve-se averiguar se os objetivos propostos pelo autor foram concluídos, se os seus argumentos foram suficientes e se a conclusão foi coerente. No segundo momento é quando se faz o raciocínio critico, onde a autora Zanella descreve três pontos a serem observados, a originalidade, o alcance do tema e a validade e/ou contribuição para o estudo do tema abordado.
Problematização: trata-se da quarta etapa de interpretação textual, nela ocorre o alceamento de problemas para discussão. Segundo ensinamentos de Severino, para problematizar, além de ter lido outras abordagens do assunto em questão, é preciso “ler atentamente o texto e procurar questioná-lo, buscando encontrar as respostas para os problemas, e assinalar em uma folha de papel os termos, os conceitos, as ideias”. De acordo com Zanella, é condição para problematizar, a leitura de textos do autor em questão, bem como a leitura de autores que criticam as ideias dele, isto é, precisa-se buscar o ponto de vista de outros autores.
Conclusão Pessoal: a conclusão pessoal ou síntese é o momento de apresentar as conclusões que o leitor chegou sobre o assunto abordado, seria uma forma de colocação própria da mensagem do autor. A partir das análises anteriores, finaliza-se a interpretação com um resumo onde se expõe a reflexão critica sobre o tema.
...