TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROECONOMIA Il

Por:   •  27/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Oligopólio é um mercado onde existe um pequeno número de produtores e se por acaso tiver um número grande de produtores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado, é um mercado imperfeitamente competitivo. Exemplo é as companhias de telefone

Duopólio é um oligopólio em que operam duas empresa, um exemplo é a Boeing e a Airbus que dominam o mercado de fabricação de aviões de grande porte para passageiros.

Oligopsônio é um mercado onde há poucos compradores negociando com muitos vendedores e um exemplo disso é a indústria automobilística no mercado de fatores de produção (autopeças).

Monopólio é quando a empresa é a única produtora de bens ou serviços sem substitutos próximos, por isso no monopólio a empresa decide preço e quantidade a ser oferecido. Exemplo é a Petrobrás no ramo de refinaria.

Na Teoria da Produção, o curto prazo é o período de tempo que um ou mais fatores da produção não podem ser modificados, com isso ele acaba tendo um valor fixo, os quais são chamados de insumos fixos de produção. Além disso, as empresas podem variar a intensidade em que utilizam suas fábricas e equipamentos. Já no longo prazo corresponde a um período de tempo o qual é necessário para que todos insumos presentes na produção se tornem variáveis, o qual permite com que as empresas possam modificar a capacidade das fábricas. Uma diferença entre elas é que uma empresa pode alterar todos os fatores produtivos no longo prazo e no curto prazo pelo menos um fator se manterá fixo.

Para que haja concorrência perfeita o número de consumidores e de vendedores tem que ser grande o suficiente para que nenhum player do mercado influencie o equilíbrio, pois se ele abaixar o preço, seus estoques vão esgotar e se ele aumentar o consumidor migrará para outras marcas. Ademais, os produtos oferecidos devem ser similares, o que fará que o consumidor sempre encontrará opções para substituir sua compra, e o mercado deve sempre estar aberto para entrada de novos concorrentes. Outro fato é que terá uma oferta abundante de mão de obra e de fornecedores, o que torna os preços constantes.

Já o mercado de monopólio quando uma domina todo o mercado ou um setor em que oferece seus produtos ou serviços, sendo totalmente o oposto da concorrência perfeita que existe uma quantidade abundante de produtores, mão de obra em competição, no monopólio é dominado por um. Isso é comum no setor natural e nenhuma outra empresa tem o interesse em entrar no mercado, um exemplo é a Cemig (fornecedora de energia). Algumas barreiras encontradas para entrada de outra empresa é os custos exigidos para entrada no setor, fazendo com que uma única empresa se mantenha. Como a demanda é exclusiva de uma empresa, ela acaba que define e controla o preço do mercado, conseguindo obter um lucro com mais facilidade que na concorrência perfeita.

o primeiro é de concorrencia perfeita pois sua receita marginal é fixa, o que acontece nas empresas com a concorrencia perfeita

o segundo é de monopólio, pois seu preço vai diminuindo de acordo com o que a quantidade vai aumentando e a empresa pode encaixar onde ela tem maior lucro, pois como a empresa controla o mercado onde ela está, ela pode controlar o preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com