A MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO PRODUTIVO
Por: Andriel Correa • 9/6/2022 • Monografia • 1.606 Palavras (7 Páginas) • 91 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANDRIEL CORREA FLORIANO
MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO PRODUTIVO
Passo Fundo
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Identificação e justificativa do problema 2
1.2 Objetivos 3
1.2.1 Objetivo geral 3
1.2.2 Objetivos específicos 3
2 REVISÃO DA LITERATURA 3
2.1 Fatores Motivacionais 3
2.1.1 Motivação no processo produtivo 4
3 METODOLOGIA 5
3.1 Delineamento de pesquisa 5
3.2 População e amostra 5
3.3 Coleta de dados 5
3.4 Análise de dados 5
3.5 Variáveis 5
CRONOGRAMA 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstrar de uma forma abrangente o quanto a motivação organizacional no ambiente de trabalho reflete no comportamento dos trabalhadores e no processo de uma organização como um todo.
As pessoas são ferramentas importantes nas empresas e com isso o incentivo organizacional reflete diretamente em seu comprometimento para exercer suas atividades atribuídas. É preciso motiva-las para que haja um ambiente saudável entre os participantes e se sintam estimulados para a realização de suas funções, resultando em um desempenho promissor capaz de alcançar seus objetivos organizacionais com excelência.
Para Candeloro (2007, p. 20), “a motivação é o processo de estimular um indivíduo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”. As organizações buscam "criar um clima organizacional que propicie a satisfação das necessidades de seus participantes e que canalize seus comportamentos motivados para a realização dos objetivos da organização" (KANAANE, 2009, p. 40).
Desta forma, o presente trabalho busca analisar a motivação organizacional dentro de uma indústria e comércio de embreagens, localizada na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. A empresa atua há 30 anos no mercado de remanufatura de embreagens. Portanto, as necessidades encontradas através das análises realizadas no ambiente empresarial, possibilitam na aplicação de melhorias para o contexto organizacional apresentado.
1.1 Identificação e justificativa do problema
Portanto, a desmotivação profissional ocorrente dentro das organizações é um dos grandes problemas enfrentados no seu dia a dia. Este fator interfere diretamente no comportamento dos trabalhadores, prejudicando seu desempenho produtivo e profissional atrasando os resultados almejados pela empresa. O presente estudo é realizado através de pesquisas bibliográficas e análises realizadas dentro de uma empresa, desta forma notamos que o assunto tratado é real em diversas áreas de atuação, quando se trata de colaboradores, trabalhadores ou pessoas. A motivação organizacional no ambiente de trabalho torna-se necessário para que exista resultados, sejam eles satisfatórios ou não, tudo depende do nível de motivação aplicado no meio empresarial.
É necessário que as pessoas contratadas da empresa estejam satisfeitas e felizes com o seu trabalho, para isso precisa de uma ação estratégica dos gestores da empresa, estratégia direcionada a evolução profissional, motivação, realizações pessoais, premiações, elogios após resultados produtivos satisfatórios entre outras praticas motivadoras. É importante dizer que os resultados dependem do nível de motivação aplicada na empresa, sejam elas um sucesso ou fracasso.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivos gerais
O objetivo geral desde trabalho é identificar o grau de motivação organizacional e os fatores que influenciam na motivação profissional e pessoal dos funcionários. De acordo com o americano, psicólogo e professor de gestão empresarial, Frederick Herzberg, a Teoria de Herzberg se trata de um estudo que teve como objetivo entender os fatores responsáveis pela motivação e satisfação de pessoas dentro de um ambiente de trabalho.
As pesquisas foram divididas em dois fatores: os motivacionais também conhecido como intrínseco que está relacionado diretamente as tarefas atribuídas no dia a dia dos funcionários, e os fatores higiênicos ou extrínsecos, que está ligado ao ambiente empresarial.
1.2.2 Objetivos específicos
• Conhecer os fatores que influenciam a motivação organizacional e pessoal
• Identificar em qual dos fatores os funcionários se motivam mais, nos motivacionais ou higiênicos;
• Identificar entre os dois fatores quais os que mais motivam e os que menos motivam;
2. REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Fatores Motivacionais
O autor Herzberg (Herzberg apud Schimidt, 2000, p. 37) desenvolveu teorias através de pesquisas e estudos práticos, onde relatou a existência de dois fatores motivacionais responsáveis pela motivação e satisfação de pessoas dentro de um ambiente organizacional. O autor dividiu as pesquisas em dois fatores: os motivacionais também conhecido como intrínseco que está relacionado diretamente as tarefas atribuídas no dia a dia dos funcionários, e os fatores higiênicos ou extrínsecos, que está ligado ao ambiente empresarial.
De acordo com o autor, estes fatores higiênicos estão relacionados diretamente com o que envolve os trabalhadores no seu ambiente de trabalho, sejam as politicas regidas pela empresa, o perfil
...