A Metáfora do Relógio
Por: Mateus Severo • 30/3/2021 • Monografia • 419 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
- Que diferenças destacarias entre as compreensões de mundo, da vida e dos processos (em especial na área da gestão) entre o que é apresentado no Vídeo Metáfora do Relógio e o que é apresentado no Vídeo Visão Sistêmica.
- Estenda um comentário sobre os conceitos parasitas e abusivos trazidos por Michel Serres no Vídeo Simbiose e proponha alguma prática que revele uma relação simbiótica entre ser humano e natureza.
1 – Através dos materiais de estudos, materiais de apoio e principalmente a visualização dos vídeos assistidos (Metáfora do Relógio) e (Visão Sistêmica) podemos compreender algumas informações, aprender a como ir um conhecimento mostrado como metáfora para a visão do olhar sistêmico, e assim se aprofundando mais no conhecimento sobre a importância da sustentabilidade para a humanidade. Pois como abordado no vídeo Metáfora do Relógio, a natureza era vista como uma máquina sendo enfatizado no conteúdo como um grande relógio, e não como um ser vivo. Como visualizado no vídeo a Visão sistêmica enfatiza em uma nova visão do mundo e de uma ciência mais abrangente, com a área de gestão focada neste fator se pode visualizar novas perspectivas, traria a forma do conhecimento interligado, aprofundando o estudo da sustentabilidade com o ecossistema e universo.
2 – Através dos materiais de estudos, materiais de apoio e principalmente a visualização do vídeo assistido de Michel Serres, onde ele acredita na Simbiose como a relação que temos, onde absorvemos nutrientes , informações e qualquer necessidade até o encerramento do clico da vida, até que sejamos capazes de viver de forma autônoma, assim como mencionado um parasita. Referente ao conceito de parasitas e abusivos, centraliza sobre receber e não retribuir, utilizar e não reutilizar. Pois, o meio ambiente deve ser visto como um ser vivo parte do nosso ecossistema, que também necessita de algo em troca do que fornece para poder sobreviver. Como realidade atual um exemplo abusivo seria o aquecimento global, o ser humano usou excessivamente os recursos naturais sem sabedoria desequilibrando assim o nosso ecossistema. Vejo que a educação será esse objeto de troca, pois cada coisa que consumimos seja retribuído a natureza com igual grandeza, através de medidas de prevenção global, utilização consciente dos recursos naturais, diminuição de gases poluentes que contribuem para efeito estufa. Sendo exemplo de harmônica humana o consentimento de como a inserção cada vez maior de produtos biodegradáveis, como a reutilização do óleo de cozinha, não sendo mais desperdício, pois pode ser recurso para o processo de produção de sabão e biodiesel, evitando poluição do solo etc.
...