A Orientação De Produto X Orientação De Marketing
Por: 15021995 • 13/6/2023 • Trabalho acadêmico • 672 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ORIENTAÇÃO DE PRODUTO x ORIENTAÇÃO DE MARKETING
CAMAÇARI-BA 2023
ORIENTAÇÃO DE PRODUTO x ORIENTAÇÃO DE MARKETING
Trabalho apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos de Marketing do I semestre.
CAMAÇARI-BA 2023
INTRODUÇÃO
Este trabalho retrata o estudo sobre Orientação de Produto x Orientação de Marketing, duas importantes orientações para o desenvolvimento de uma empresa. O objetivo principal será examinar e desenvolver um plano de marketing estratégico que venha ajudar a empresa Beta – especializada na fabricação de aparelhos tecnológicos.
A Beta está no mercado há mais de três anos, sem modificar ou se quer alterar as características dos seus produtos durante todo esse tempo. Seu foco sempre esteve concentrado apenas ao cliente. Agora, a mesma entende que há uma necessidade de melhoria e desenvolvimento de novas estratégias.
Sua grande preocupação é com os custos dessa modificação. Sendo assim, para o desenvolvimento e solução desse trabalho, será de suma importância uma análise da orientação de produto e orientação de marketing, para escolher de forma assertiva a orientação a ser seguida. Conseguindo assim, modificar o foco da Beta e traze - lá para as tendências do mercado alcançando consumidores.
DESENVOLVIMENTO
Tendo conhecimento da situação atual da Beta, podemos compreender que há de fato uma necessidade de modificação de acordo as tendências do mercado. Porém, precisamos levar em consideração que o grande problema de modificação está relacionado aos custos.
Segundo a orientação de produto, acredita-se que a empresa assume que a qualidade, desempenho e recursos superiores do produto que é comercializado, é um determinante da demanda do mercado.
Já na orientação de marketing a empresa vive atenta aos movimentos do seu mercado. Batalhando estrategicamente por posição e espaço na preferência dos consumidores. Tudo é feito pensado em satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, reunindo benefícios que elevem sua percepção de satisfação para que o mesmo se fidelize a marca.
O aumento da concorrência e a competitividade do mercado têm gerado uma crescente conscientização dos desafios de marketing e oportunidades nas empresas prestadoras de serviços.
Analisando as duas orientações podemos compreender que uma empresa orientada pelo produto, tem um custo mais elevado, porém com retorno significativo e que vale a pena dentro do marketing.
Após pesquisas e analises, usaremos os 4 Ps do marketing como forma de estratégia para a Beta. Os 4 Ps do marketing se configuram como um conceito de pilares básicos para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, envolvendo produto, preço, praça e promoção. Esse conceito surgiu com a idealização do termo Composto de Marketing, designado por Neil Borden, em 1949. E, a partir dos anos 1960, muitos autores procuraram desenvolver classificações para as variáveis desse Composto de Marketing.
...