Mix De Marketing - Preço E Produto
Trabalho Universitário: Mix De Marketing - Preço E Produto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClariceRadavelli • 21/11/2013 • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 924 Visualizações
Grande parte da população define marketing apenas como publicidade ou propaganda, mas antes de avançar para o mix de marketing é necessário que haja um entendimento básico sobre as funções do marketing.
Para Felippe Júnior (2007, p.12):
É função do marketing reconhecer as necessidades e desejos não atendidos e satisfazê-los. As empresas pesquisam as necessidades das pessoas e procuram oferecer produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades e tornem a vida mais fácil, contribuindo para elevar o padrão de vida da sociedade.
Já Las Casas (2001, p.26) cita marketing como:
A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.
Marketing para Philip Kotler (2000, p.30) nada mais é que “um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”.
Já para Dias (2006, p.2):
O conceito de Marketing pode ser entendido como uma função que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.
A partir das ideias apresentadas pelos autores, pode-se perceber que o marketing é visto como uma troca de serviços e/ou produtos entre os consumidores e as empresas a fim de satisfazer as necessidades e desejos que ainda não foram atendidos.
De acordo com Gracioso (1997) depois de definido o posicionamento e o segmento da empresa, passa-se a trabalhar na montagem do market-mix, que é a combinação entre Produto/Serviço, Preço, Distribuição e Comunicação com o Mercado.
Os 4Ps do marketing ou mix de marketing é uma ferramenta muito conhecida e utilizada que foi aprimorada pelo Prof. Jerome McCarthy no início dos anos 60.
Conforme Richers (2000, p.158) o Mix de Marketing é “um componente estratégico que acrescenta eficácia à empresa e ajuda a melhorar e a atingir seus objetivos a médio ou longo prazo da maneira mais racional possível”.
Já para Kotler (2000, p.37)
Mix de marketing (ou conjunto de marketing) é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos. McCarthy classificou essas ferramentas em quatro grupos amplos que denominou 4Ps do marketing: produto, preço, praça(ou ponto de venda) e promoção( do inglês Price, Place, Promotion, Product ).
Conforme citado por Kotler essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos e funcionam na abordagem do mercado alvo, conforme mostrado na Figura 1.
Figura 1: 4Ps do marketing e mercado alvo
Fonte: Arquivo da autora
Das quatro variáveis do mix de marketing, tomamos como base o primeiro deles, o produto, segundo Tuleski (2009, p.01)
Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc.
Para João (2008, p.7) produto “É a ferramenta mais básica do mix e inclui qualidade, design, atributos, marca, embalagem e também serviços de apoio (entrega, assistência técnica).”
A partir das ideias apresentadas percebe-se que o produto se torna dentro das organizações o ponto chave no processo de tomada decisão. Segundo Fernandes (2003/2004,p.2) “Os principais pontos a ter em conta relativamente aos produtos são: a estratégia do produto, a marca, o patrocínio, as famílias, a extensão e a estratégia de marca.”.
Já para Bispo
Um produto ou serviço é dito certo ao consumidor quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores-alvo. Um produto certo deve ter:
a. Qualidade e padronização – em termos de características, desempenho e acabamentos;
b. Modelos e tamanhos – que atendam às expectativas e necessidades;
c. Configuração – a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviços. (BISPO,2006,p.16)
Outro componente do Mix de marketing é o preço, que segundo Kotler e Keller (2006, p. 428)
o preço é o único elemento do mix de marketing que produz receita: os demais produzem custos. Ele é também um dos elementos mais flexíveis: pode ser alterado com rapidez, ao contrário das características de produtos, dos compromissos com canais de distribuição e até das promoções.
O preço é um fator de extrema importância no marketing dos produtos para a maioria dos segmentos, como diria Fellipe Júnior (2007) as pessoas compram um bem ou utilizam um serviço quando “sentem” que o preço é justo, e o mesmo pode variar em função do que se oferece, como a qualidade, durabilidade, acabamento, status e pela satisfação pessoal.
Conforme publicado em artigo por Abukawa, Lopes e Reis (1996, p.5)
Dentre as variáveis controláveis pela empresa, o preço é provavelmente a mais facilmente comparável pelo consumidor no momento da compra. Entretanto em uma situação inflacionária ou recessiva (ou ambas, como ocorre frequentemente na economia brasileira), o apreçamento acaba por se tornar uma tarefa bastante confusa.
Conforme citado, o apreçamento acaba se tornando uma tarefa árdua, onde devem ser levadas em conta muitas variáveis mercadológicas, pois as decisões de preço não se originam só das necessidades
...