A PRODUÇÃO DE TEXTO
Por: Jéssica Brito da Silva • 1/6/2018 • Projeto de pesquisa • 557 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
JÉSSICA BRITO DA SILVA
PRODUÇÃO DE TEXTO
Caxias do Sul / RS
2018
Consumo Feminino
O mercado consumidor feminino cresce cada vez mais, as mulheres são um público que cada vez mais decide, influencia e consome. A mulher brasileira nos dias de hoje, preza pela sua autonomia e liberdade e com o seu poder de escolha cada vez mais acentuado, a mulher atual se torna alvo de diversas marcas, pois ela é uma consumidora assídua de uma infinidade de produtos e serviços durante todas as fases de sua vida, e demonstra forte participação no ambiente mercadológico.
As frequentes mudanças dos hábitos familiares deram as mulheres à posição de administradora das despesas e dos recursos da casa. Quando passaram a decidir as compras do supermercado, o destino da viagem de fim de ano, o modelo do carro e outras questões financeiras, as mulheres passam a consumir cerca de duas vezes mais que os homens. O público feminino brasileiro consome cada vez mais com o passar dos anos. Porém, diferente dos homens, as mulheres preferem pesquisar preços e aproveitar promoções, gostam de comprar em lojas variadas, e estarem abertas a experimentação, são seletivas, exigentes e buscam a satisfação pessoal muitas vezes, compram para realizar um sonho ou desejo antigo. É um público que busca qualidade, durabilidade e conforto e não se deixa levar apenas pela aparência dos produtos.
Produtos de beleza, roupas, sapatos e aparelhos tecnológicos são os bens mais consumidos pelas mulheres, que buscam estar sempre bem apresentáveis, e seguir tendências. Por conta disso as empresas investem cada vez mais no marketing feminino, que cresce de forma desenfreada nas redes sociais através de digitais influencers, que são contratados pelas marcas com objetivo de influenciar seus seguidores a consumir seus produtos.
A mulher é uma consumidora forte e ativa, hoje representa 71% da cadeia de consumo do mundo, enquanto, os homens, representam 63% (Ibope, 2016), no e-commerce de acordo com pesquisas, o percentual de consumo foi de 93%, contra 61% do público masculino. De acordo com a pesquisa “Tempo de Mulher” do Instituto Data Popular, em dez anos, o consumo praticado pelas mulheres cresceu 83%. O estudo demonstra que em 2013, o consumo feminino movimentou R$ 1,1 trilhão, contra R$ 602 bilhões em 2003, isso por que a mulher é responsável pelas suas compras individuais, e pelas compras familiares.
Portanto como se trata de público extremamente exigente, detalhista, que se preocupa com a qualidade, durabilidade, praticidade, conforto, beleza, que é adepta as novidades, e também com um bom atendimento, as empresas precisam estar preparadas para conquistar esse público, pois este é um público com características marcantes, e que precisa ser conquistado na hora de comprar.
Podemos afirmar, que as mulheres são um público com grande significância na economia, que vem crescendo cada vez mais a cada ano que passa, e que consome em grande quantidade girando bilhões por ano na nossa economia, e por conta disso as empresas trabalham para atrair e conquistar esse público.
...