A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ADMINISTRAÇÃO
Por: vanessacr • 30/5/2020 • Tese • 1.987 Palavras (8 Páginas) • 136 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Vanessa Cristina de Fátima da Cruz
PRÁTICA PEDAGÓGICA ___
Andrelândia-MG
2019
Vanessa Cristina de Fátima da Cruz
PRÁTICA PEDAGÓGICA ___
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em (...) da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica __.
Andrelândia - MG
2019
Atividade 1
Meu livro escolhido é a nova edição Porta Aberta 2° ano Letramento e Alfabetização, escrito por Isabella Pessoa de Melo Carpaneda e Angiolina Bragança, 1° edição 2011 São Paulo pela editora FTD.
Minha escolha por este livro, através de uma pesquisa com os professores de minha cidade, a maioria, julgaram e o indicaram como o melhor livro didático do segundo ano, o qual apresenta várias histórias e conteúdo para trabalhar com os alunos.
Os conhecimentos adquiridos com a leitura deste livro, podem acrescentar na prática diária, a leitura de história infantil, onde as crianças se envolvem e participam juntas. Como aprendemos no livro Alfabetização e Letramento, tudo o que é vivido neste momento é marco referencial de construção e conhecimento.
O que me chamou a atenção nesse livro foi o conteúdo trabalhado, a clareza dos ensinamentos, as diversas histórias, e como as crianças podem aprender com essas histórias, o livro também traz várias atividades diversas ao aluno.
O livro didático é um método de contribuição dentro do processo educativo, facilita o trabalho do professor em uma sala de aula, um método muito eficaz.
Entre treze unidades que compõe este livro, selecionei duas unidades para refletir algumas questões, escolhi a unidade oito e nove.
A unidade oito começa com a leitura da história “Bichinho de estimação”, onde o narrador relata que sempre sonhou em ter um bichinho de estimação e pelo fato de as crianças sempre apreciarem os animais, elas se interagem com a história e as atividades dessa unidade, o que se torna um ponto positivo, além de aprenderem, também se divertem. Essa unidade do livro apresenta alguns sinais de pontuação, como interrogação, exclamação e ponto final, citando também o uso de letras maiúsculas sempre no início das frases e nos nomes dos personagens. Nas atividades as perguntas indagam aos alunos a descobrirem o que é certo e errado a respeito dos animais, como é citado na história, no decorrer do capítulo, além de atividades de interpretação de texto, é apresentado também alguns ensinamentos e dicas importantes no uso do dia a dia, como, evitar o contato com animais desconhecidos, ensina para o leitor que não se deve separar briga de animais, e a ter muito cuidado, pois eles podem transmitir várias doenças. Nessa unidade, o aluno aprende a criar mensagens visuais, por exemplo, uso de texto e ilustração juntos em cartazes de acordo com a mensagem a ser transmitida, ou seja, ele descobre como associar texto e imagem, e o significado das ilustrações, incentiva também, o trabalho em equipe, a união dos alunos por troca de ideias, divisão de tarefas. É um ótimo meio de desenvolver a vida social de uma criança, através dessas atividades, a mesma se diverte, se empenha a ajudar o outro, se comunica com os colegas, se desafia a si mesma, no intuito de criar e aprender. O uso de assuntos que atraem a atenção da criança, como por exemplo, histórias que envolvem animais, princesas, contos de fadas, relacionando histórias com atividades, ou seja, ao mesmo tempo que se diverte, o aluno aprende, desse modo acaba sendo uma boa estratégia, pois assim a criança se interessa cada vez mais a se aprofundar no aprendizado.
A unidade nove trabalha com jogos, algo que desperta ainda mais o interesse dos alunos da geração atual, jogos educativos estimulam a mente da criança, são desafios a serem vencidos. Nessa unidade do livro, o autor ensina regras, instruções, ou seja, disciplina desde cedo, dessa forma a criança aprende a respeitar seus limites, os limites dentro de uma sala de aula, limites com os colegas por exemplo. Para estimular o leitor, nessa unidade do livro existe instruções de como criar seu próprio brinquedo, “bilboquê”. Quando uma criança se submete a criar alguma coisa, ela se empenha, e com ajuda de seus colegas ou de seus professores, a atividade realizada mantém o instinto criativo da criança. As atividades apresentam o conhecimento de letras vogais, símbolos como por exemplo, estrelas e círculos, orientações de direção, como e onde se deve escrever, canto direito inferior, superior esquerdo, horizontal e vertical, separação de sílabas, uso da letra m ou n antes de consoantes e o uso de acentos agudos e circunflexos, o uso do das letras G e Q juntamente associadas à letra U, quando é formado as sílabas (gue, gui, qu) usadas dentro de algumas palavras, e o som da pronúncia.
O livro didático voltado à alfabetização, ajuda o professor a planejar boas propostas e oferece condições para que elas possam ser colocadas em prática na sala de aula. Durante minha fase escolar, foi utilizado livros didáticos em todas as matérias, a leitura e as atividades, desenvolvem muito o ensino. Acredito que livros didáticos são essenciais dentro de uma sala de aula, de modo em que todos os alunos, com livros em mãos, tem mais chances de acompanhar a leitura e as atividades juntos com o professor.
Achei interessante nessas duas unidades, como as crianças podem aprender de uma forma divertida, com as histórias e com os jogos, a vontade de criar e aprender coisas novas, as crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo.
As duas unidades temáticas escolhidas, não sugerem o uso de recurso tecnológicos, são apenas leituras, interpretação de texto, diálogo entre alunos e professores, jogos e contato físico em brincadeiras estimulantes e saudáveis. Crianças tem instinto criativo, alegre, e unindo isso com o ensinamento, se forma um aprendizado cativante. O uso de tecnologias, está cada vez mais presente na atualidade, desde salas de aula ou até mesmo em ensino à distância. Desde cedo, crianças são atraídas pelas telas coloridas de uma TV ou um celular. Um fato que, pode ser aliado do professor, algumas escolas fazem o uso de vídeo-aulas, projetores e slides, já presenciei aulas assim e realmente chamam bastante atenção dos alunos. Se bem utilizada, a tecnologia já faz parte desse futuro aprendizado.
...