A Prospecção e Gerenciamento em Mercados Externos
Por: Laura2019 • 2/9/2020 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
Uso da informação por profissionais de vendas: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte.
Aluna: Leticia Formentini Nunes
Disciplina: Prospecção e Gerenciamento em Mercados Externos
Professora: Rosimere Machado
Data de entrega: 28/08/2020
Nos dias de hoje, vemos como foi ampliado o estudo em tecnologia da informação em organizações e setores varejistas. No setor varejista tem sido levado em consideração a pratica de otimizar suas operações para que possam continuar com suas margens competitivas, tendo em vista o grande avanço do mercado mundial. E nas organizações buscou-se fazer um estudo de S.O.W.T para descobrir as melhores maneiras de se desenvolver, otimizando os recursos disponíveis. A mudança nas estratégias tem sido bastante significativa para que as organizações e varejos possam continuar em expansão. Mas sabemos que novos desenvolvimentos e tendências criam demandas e oportunidades que requerem adaptação e novas abordagens. Sendo assim os funcionários da organização e do setor varejista devem estar cada vez mais aptos e atualizados para que possam assim proporcionar um melhor atendimento aos seus consumidores, ou seja, se tornando inevitável a busca por tecnologia de informação no século XXI.
O uso da informação corretamente em organizações acaba afazendo com que o indivíduo leve para si capacidade de agir, esta capacidade acaba influenciando geralmente em três áreas distintas: sensemaking (criação de significado), construção de conhecimento e tomada de decisão. A partir do momento que é colocado em prática essas três ferramentas citadas acima, sua organização acaba por ter mais praticidade e começa a transmitir para seus funcionários confiabilidade de que podem se desenvolver cada vez mais.
Sensemaking é uma forma de identificar sinais externos, coisas que já aconteceram e que você pode melhorar. Desta maneira é importante ficar atento a este uso estratégico da informação, pois ele irá mostrar seus erros e como melhorar.
Construção de conhecimento é importante para que você esteja sempre atento as novidades do mercado mundial, sendo assim, você deve sempre se perguntar, o que pode melhorar e como desenvolver novas tecnologias para estar sempre à frente do seu concorrente.
Tomada de decisão é o ponto chave para você concretizar tudo o que visualizou e aprendeu com as duas estratégias de informação citadas acima. É a hora que você irá colocar em pratica e ver se deu certo todo o plano estratégico. Nesta parte é necessário que você atente a melhor maneira para desenvolver tudo o que planejou até aqui, pois todos temos limites que devem ser respeitados para que tudo dê certo no final.
O varejo é um canal que liga as organizações aos consumidores finais, ou seja, o uso da informação deve ser tão importante quão nas organizações. É no varejo que se concretiza a venda de seu produto e/ou serviço, então deve se fazer uso da tecnologia de informação voltada para qualidade do atendimento e atualização do estabelecimento. Esse uso da informação fica atrelado a objetivos quantitativos e qualitativos.
Quantitativos é o que envolve o volume e percentual de vendas, cadastros de clientes corretos e incorretos, perda de estoque, entre outros.
Quantitativo fica por mostrar a parte de qualidade, seja nos produtos e/ou serviços como também no atendimento ao cliente, abordagem de vendas, conhecimento do produto, aparência da loja, entre outros.
Notamos também que nas organizações é utilizado o método framework para pesquisas que identificam os potenciais concorrentes, destacando analises em ambientes internos e externos de uma organização. Nesta pesquisa mostra-se que são com o que os concorrentes estão trabalhando, podendo então mostrar para organização o que deve melhorar. Exemplo, aumentar a capacidade de produção, alterar as embalagens de um produto para se tornar mais viável, etc.
...